João Pessoa
Feed de Notícias

Conferências das Cidades ocorrem em 140 municípios da Paraíba

terça-feira, 16 de março de 2010 - 13:31 - Fotos: 
Cento e quarenta municípios da Paraíba realizaram Conferências das Cidades entre 2009 e janeiro deste ano, segundo levantamento do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme). O mesmo documento revela que 83 prefeituras não realizaram as plenárias e enfrentarão dificuldades para a aquisição de recursos do Ministério das Cidades.

O coordenador executivo das Conferências das Cidades, Ariosvaldo Aguiar, afirmou que os 140 municípios fizeram as plenárias em nível municipal e regional. Entre eles, João Pessoa, Campina Grande, Sapé, Conde, Ingá, Monteiro, Patos, Cabaceiras, Sumé, Sousa e Pombal.

As plenárias reuniram representantes do poder público, associações, instituições religiosas e sociedade civil. Nesses eventos, os participantes avaliam a execução de políticas públicas para o desenvolvimento urbano dos 140 municípios. Entre elas, as ações de saneamento básico.  No evento, também são elencadas as prioridades de investimento na área urbana municipal.

Nas plenárias, ainda foram escolhidos os delegados que vão representar os municípios na 4ª Conferência Estadual das Cidades. “A 4ª Conferência será nos dias 16 e 17 de abril, no Espaço Cultural, em João Pessoa. Nós colocamos essa data para a Comissão Organizadora ter mais tempo de trabalhar, já que a data anterior era nos dias 19 e 20 de março”, declarou.

O superintendente do Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme), Achilles Leal Filho, destacou a importância da realização das Conferências Municipais e Estadual. Segundo ele, terão prioridade na aquisição de recursos do Ministério das Cidades apenas os municípios que fizeram a plenária municipal.

“Quem faz a Conferência não enfrentará dificuldades para entrar nos programas do Ministério das Cidades, como o Minha Casa, Minha Vida. Nesse caso, o município será contemplado com mais rapidez nesse programa habitacional. Os municípios que não fizeram os eventos enfrentarão dificuldades na aquisição de recursos federais”, alertou.

A 4ª Conferência Estadual tem como lema ‘Cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social’. O tema será ‘Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano’. Em maio próximo, será realizada em Brasília a Conferência Nacional das Cidades, com delegados de todos os estados brasileiros.

Bartolomeu Honorato, da Assessoria de Imprensa do Ideme