João Pessoa
Feed de Notícias

Conferência no Ceduc abre 3ª Semana de Pesquisa em História da UEPB

quarta-feira, 4 de novembro de 2009 - 12:49 - Fotos: 

Com música e mostra fotográfica na programação, a noite de abertura também contou com a conferência “Os estardalhaços da modernidade: os discursos sobre masculinidade”, proferida pela professora convidada Eronides Câmara Araújo.

Eronides é doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e seu estudo abrange, também, a análise dos discursos sobre feminino e masculino nas letras das canções de estilo brega. “Estou rastreando o estardalhaço da palavra modernidade e o que sobrou da palavra masculino, pois o modelo de macho conhecido está fragmentado, surge um novo homem”, explicou.

Como parte do desenvolvimento de seus estudos, a professora chegou até a “Cornolândia”, uma autodenominada associação de “cornos”, em João Pessoa. “Seu fundador afirma que a associação possui 90 mil sócios. Mas talvez ele esteja exagerando”, disse a professora, arrancando risos do público, com isso e mais outros depoimentos dos maridos traídos e suas respectivas tipologias.

“Hoje podemos rir, mas antigamente a honra era lavada com sangue. Atualmente, pode ser lavada com cachaça”, brincou. Eronides já lecionou na UEPB e hoje é professora da Universidade Federal de Campina Grande. (UFCG). A conferência foi encerrada com a divulgação de toda a programação da III Semana de Pesquisa em História, que prossegue até sexta-feira (06) e contará com mesas-redondas, mini cursos e grupos temáticos.

Ascom/UEPB