João Pessoa
Feed de Notícias

Conferência marca comemorações pelo Dia do Assistente Social na UFPB

quinta-feira, 31 de maio de 2012 - 18:36 - Fotos: 

O auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu, na tarde desta quinta-feira (31), mais de 200 assistentes sociais, professores e estudantes do curso.  A conferência pelo Dia do Assistente Social, celebrado em 15 de maio, foi promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh).

A palestrante convidada foi a professora Carmelita Yazbec, doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ela ressaltou a importância do assistente social no combate à pobreza e na desigualdade social na contemporaneidade.

A palestrante citou dados gerais sobre a pobreza no mundo. Segundo ela, a quantidade de pessoas que vivem em situação de extrema pobreza aumentou; um sexto da humanidade passa fome; a linha demarcadora de pessoas que vivem nesta situação é de renda diária de menos de um dólar e 25 centavos; 50 mil pessoas morrem por dia no mundo por causas relacionadas à pobreza e apenas 2% da humanidade detém metade da riqueza global.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, disse que esse foi um momento importante para a qualificação dos estudantes do curso de Assistência Social. “A conferência com a palestrante Carmelita Yazbek traz à Paraíba uma riqueza de informações na área de assistência social e estreita o laço de parceira entre a UFPB e o Governo do Estado”.

A abertura do evento teve a participação do coral infantil Canto Pequeno, da Casa do Pequeno Davi. Participaram da mesa a representante do Departamento de Serviço Social, Aline Machado; a coordenadora do programa de pós–graduação em Serviço Social da UFPB, Maria de Lourdes Soares; o presidente do Conselho Regional de Serviço Social, Tárcio Teixeira, e a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos.

A estudante do sétimo período do curso de Assistência Social, Fernanda Vicente da Silva, disse que a conferência foi importante para a formação dos alunos: “Uma palestra com este conteúdo acrescenta na vida acadêmica de cada um de nós e nos incentiva na luta da categoria em busca de uma melhor qualidade de vida para a população do nosso País”, afirmou.