Fale Conosco

22 de janeiro de 2014

Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil reúne 29 municípios em Bayeux



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e da Defesa Civil Estadual, articula e oferece todo suporte necessário para os municípios do estado realizarem a 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil. Como resultado desse empenho, a primeira Conferência Intermunicipal deste ano será realizada na cidade de Bayeux, na próxima sexta-feira (24), a partir das 7h, no auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A sociedade civil organizada, o poder público nas diversas esferas, agentes de Defesa Civil das coordenadorias municipais, associações comunitárias, entidade de classe, comunidade científica, e representantes de 29 municípios vão se reunir para elaborar propostas com base em quatro eixos temáticos definidos pela Defesa Civil Nacional. Durante a Conferência Intermunicipal também serão eleitos os delegados que vão representar os municípios na etapa estadual. 

Os quatro eixos temáticos propostos para o debate serão a Gestão Integrada de Riscos e Respostas a Desastres; Integração de políticas públicas relacionadas à Proteção e Defesa Civil; Gestão do conhecimento em Proteção e Defesa Civil; Mobilização e Promoção de uma resposta de Proteção; e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.

Para o secretário executivo de Estado da Infraestrutura e vice-presidente da Comissão Organizadora Estadual, Carlos Alberto Dantas, a Defesa Civil Estadual exerce um papel fundamental na realização dos encontros. “Estamos oferecendo todo o apoio logístico e operacional, além de sensibilizar as autoridades municipais para a importância da realização das conferências para o fortalecimento do Sistema de Proteção e Defesa Civil, tornando-o mais eficiente”, destaca.

Os encontros municipais e o estadual servem como etapa preparatória para a 2ª Conferência Nacional de Prevenção e Defesa Civil, que será realizada em maio deste ano.

O evento – O encontro começa às 7h30 com o credenciamento, que segue até às 8h30. No turno da manhã, está programada a exposição geral sobre os temas que serão discutidos. Já na parte da tarde, os participantes serão divididos em quatro grupos, onde cada um vai discutir e elaborar projetos partindo dos eixos temáticos propostos. A previsão é que as atividades sejam encerradas às 17h30. O tema central do evento é “Proteção e Defesa Civil: Novos paradigmas para o Sistema Nacional”.