João Pessoa
Feed de Notícias

Conferência Estadual segue com elaboração de propostas para o desenvolvimento do NE

quarta-feira, 19 de setembro de 2012 - 11:08 - Fotos:  Secom-PB

Dando continuidade à programação da Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional da Paraíba, no auditório do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), foram realizadas, durante a tarde desta terça-feira (18), discussões e elaborações de propostas voltadas ao tema do evento, de acordo com quatro Eixos Temáticos.

A abertura da Conferência contou com a presença do vice-governador Rômulo Gouveia, de secretários de Estado, bem como de representantes de órgãos e entidades dos seguintes segmentos: setor público, setor empresarial, organizações da sociedade civil e instituições de ensino superior.

Os temas abordados nos Eixos Temáticos foram os seguintes: “Governança, Participação Social e Diálogo Federativo” (Eixo I); “Financiamento do Desenvolvimento Regional” (Eixo II); “Desigualdades Regionais e Critérios de Elegibilidade” (Eixo III) e “Vetores de Desenvolvimento Regional Sustentável” (Eixo IV).

Os conferencistas, convidados pela organização do evento optaram por participar em um dos quatro eixos de discussão que integram a Conferência. Divididos em grupos, os participantes assistiram a palestras relacionadas aos temas de cada Eixo.

Em seguida, foi iniciada a discussão em torno da elaboração de propostas, definição de políticas, princípios e diretrizes voltados ao enfrentamento das desigualdades sociais existentes no Estado da Paraíba.

Ao final dos Eixos Temáticos, foi iniciada a reunião intitulada “Territorialização do Plano Brasil Maior”, sob coordenação de representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Por fim, se reuniram integrantes dos “Núcleos Estaduais” da Rede de Pesquisa e Inovação em Tecnologias Digitais (RENAPI), Rede Nacional de Informações sobre Investimento (RENAI) e dos Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Nesta quarta-feira (19), último dia da Conferência, as discussões realizadas em cada grupo serão formatadas e encaminhadas ao Ministério da Integração Nacional. “As propostas de políticas públicas elaboradas aqui na Paraíba passarão a compor a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR)”, informou o secretário de Estado do Planejamento e Gestão, Gustavo Nogueira, coordenador do evento.

Segundo ele, a nova PNDR será elaborada durante a I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional, que ocorrerá no próximo mês de dezembro, em Brasília.

“A Conferência Estadual é uma espécie de preparação para a Conferência Nacional, que terá como foco a elaboração participativa de uma nova PNDR”, afirmou Gustavo Nogueira, ressaltando que o evento é uma realização do Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Integração Nacional.

Ainda dentro da programação do último dia do evento, haverá eleição de delegados e a plenária de encerramento.