Fale Conosco

16 de março de 2016

Conferência Estadual LGBT começa nesta sexta-feira em João Pessoa



Com o tema “Por uma Paraíba que enfrente a violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e promova a sua proteção”, o Governo do Estado realiza nesta sexta-feira (18) e sábado (19) a III Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos de LGBT, no Espaço Cultural, em João Pessoa.

A coordenação é da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) e do Conselho Estadual dos Direitos de LGBT da Paraíba. Mais de 110 delegados eleitos em conferências municipais são esperados, segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares.

A conferência terá três objetivos principais: avaliar a efetividade das políticas públicas para enfrentamento da violência praticada contra a população LGBT, tendo em conta o pacto federativo e a relação entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; propor estratégias para enfrentar a discriminação sofrida pela população LGBT em decorrência de sua orientação sexual e/ou identidade de gênero e por último articular e integrar, a partir de uma avaliação, o Sistema Nacional de Promoção da Cidadania e Enfrentamento da Violência com as demais políticas públicas.

Segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, a conferência será um grande momento de avaliação das políticas públicas já implantadas, além dos serviços de atendimento à população LGBT, como Espaço LGBT, que oferece atenção psicossocial, jurídico e educativo, o Ambulatório de Saúde Integral para travestis e transsexuais e a Delegacia Especializada de Crimes Homofóbicos. “Vamos avaliar e também construir para o enfrentamento da violência contra LGBT”, disse a secretária.