Fale Conosco

3 de setembro de 2015

Conferência Estadual de Saúde discute aumento de recursos para o SUS



O Conselho Estadual de Saúde realiza entre os dias 15 e 17 de setembro a 8ª Conferência Estadual de Saúde, no Espaço Cultural, em João Pessoa. Um dos principais temas a serem abordados é o aumento de recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS). O debate contará com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), conselheiros, gestores e usuários do sistema.

“Atualmente, é muito baixo o percentual de aplicação de recursos destinados à saúde da Paraíba. É uma média de 4,9% em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), do Estado”, explicou o presidente do Conselho Estadual de Saúde e da Conferência Estadual, Eduardo Cunha.

A chefe do Núcleo de Economia da Saúde da SES, Shirleyanne Brasileiro, lembra que, diante desta realidade que o SUS vem enfrentando, a Conferência será um momento ideal para se achar estratégias de mudanças.

“A situação de gastos com a saúde na Paraíba é preocupante. Somos um dos estados brasileiros que menos recebe recursos para investir na saúde da população. Durante a Conferência, nossa missão será levantar estratégias para mudar essa realidade, além de estudar, de maneira geral, o cenário econômico da saúde da Paraíba e do Brasil”, afirmou.

De acordo com Shirleyanne, serão discutidas também as políticas de financiamento do SUS na Paraíba. “Através do debate, saberemos os gastos efetivos do Estado com o Sistema Único de Saúde. Desta forma, chegaremos a táticas para utilizar os recursos, com sabedoria e qualidade, beneficiando a população com serviço de excelência”, pontuou.

Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas”, o evento terá representantes dos 223 municípios paraibanos, que realizaram as conferências municipais e enviaram suas propostas para o evento estadual.

Os principais temas debatidos na plenária estadual seguirão para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá em Brasília, de onde sairão as propostas para a melhoria do Sus, em todo país. Mais informações no blog da 8ª Conferência Estadual de Saúde: http://oitavaconferencia.blogspot.com.br/p/nome-nome-para-o-cracha-municipio.html