João Pessoa
Feed de Notícias

Conferência Estadual de Saúde da Mulher: Etapa Regional da I Macro acontece em João Pessoa

quinta-feira, 25 de maio de 2017 - 18:19 - Fotos:  Ricardo Puppe

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), juntamente com o Conselho Estadual de Saúde, realizou o primeiro dia da Etapa Regional da I Macro, da Conferência Estadual de Saúde da Mulher. O evento continua nesta sexta-feira (26), no Centro de Formação de Educadores, em João Pessoa. Em Campina Grande, foi realizada a etapa da II Macro, nos últimos dias 23 e 24; nos dias 5 e 6 de junho, será a IV Macro, em Cajazeiras; e nos dias 8 e 9 de junho, a III Macro, em Patos.

O objetivo é discutir as políticas públicas voltadas para a saúde da mulher; debater as propostas dentro desta temática e eleger as delegadas e delegados que participarão da Conferência Estadual, nos dias 19 e 20 de junho, que utilizará a mesma metodologia para a escolha dos temas e delegados para a Conferência Nacional, em agosto.

Nas quatro etapas regionais, serão eleitos 515 delegados. Destes, serão eleitos os 36 que participarão do evento nacional. Estão aptos para a eleição, trabalhadores de saúde, usuários e gestores do SUS.

“Este espaço é de grande importância porque discutiremos temas importantes e relevantes para o atual contexto da saúde da mulher. A nossa expectativa é que possamos, juntos, pensar propostas para melhorar a atenção à saúde das mulheres”, disse a coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Fátima Moraes.

O eixo principal da Conferência Estadual é a implementação da Política Nacional de Atenção integral à Saúde das Mulheres, contemplando as políticas de equidade. “Estas conferências são muito importantes para haver o engajamento das mulheres e parcerias com a agenda de resistência e de lutas contra qualquer retrocesso, quer seja na cultura, na política, ou em qualquer outra área. Daqui vão sair as principais demandas da população da I Macro que integra 64 municípios”, afirmou a gerente da sede da I Macrorregional, Jassiara Moraes.

Logo após a abertura oficial, a chefe de gabinete da SES, Meirhuska Meira, fez uma palestra com o tema: “Desafios e Avanços da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher” e em seguida, foi realizado um debate.

À tarde, foram realizadas duas mesas temáticas sobre “Violências nos Ciclos de Vida das mulheres e a garantia da execução da PNAISM”, com a gerente executiva de Equidade de Gênero da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Elinaide Carvalho, e “Políticas Públicas para as mulheres: conquistas, desafios, vulnerabilidades e o papel do Estado”, com a secretária de Estado da Mulher e Diversidade Humana, Gilberta Soares.

“Nós temos construído esta política de forma intersetorial e a Saúde tem sido prioritária nesse diálogo”, disse Gilberta.

A Etapa Regional da I Macro continua nesta sexta-feira (26). Pela manhã, acontecerão os  grupos de trabalho; às 11h, a eleição dos delegados para a Etapa Estadual; às 13h, terá a plenária final; às 17h30, haverá a homologação da delegação para a Conferência Estadual e o encerramento está previsto para as 18h.