João Pessoa
Feed de Notícias

Conferência Estadual de Juventude reúne mais de 500 participantes em João Pessoa

terça-feira, 27 de outubro de 2015 - 09:50 - Fotos:  Secom-PB

Depois de percorrer com as etapas municipais, regionais, territoriais e livres em todas as regiões do Estado, a 3ª Conferência Estadual de Juventude acontece, nesta quarta-feira (28) e quinta-feira (29), na Escola Técnica Estadual de João Pessoa e vai contar com a participação de mais de 500 jovens entre observadores, convidados e delegados. Serão dois dias de debates, discussões e trabalho para o avanço das políticas públicas de juventude.

A 3ª Conferência Estadual de Juventude da Paraíba é uma etapa eletiva para a 3ª Conferência Nacional de Juventude, nessa fase, delegados eleitos nas etapas que antecedem a conferência estadual trarão para a discussão das Políticas Públicas de Juventude (PPJs) mais de duas mil propostas originadas em todo o estado que serviram de subsídio para o debate nos 11 grupos de trabalho em acordo com os eixos de direitos da juventude previstos no Estatuto da Juventude.

A Paraíba foi o único Estado a realizar etapas em todos os territórios rurais – 15 no total – com a participação de mais de 1,5 mil jovens. Juntas, as etapas municipais e regionais realizadas totalizam 52 conferências de juventude, contemplando todos os municípios paraibanos, além das etapas livres como as do sistema prisional e sócio educativo, garantindo assim, a participação de cerca de 6 mil jovens antes mesmo da etapa estadual.

A abertura da conferência está prevista para as 9h do dia 28 com a presença das juventudes paraibanas representadas pelos delegados eleitos, além de autoridades.

Além da solenidade de abertura, a 3ª Conferência Estadual de Juventude terá um Palco Livre para as manifestações culturais e políticas das juventudes presentes, apresentações culturais, feira de artesanato protagonizada por jovens vinculados ao Programa de Artesanato Paraibano, à Secretaria Executiva da Segurança Alimentar e Economia Solidária, além de jovens indígenas da etnia potiguara.

Dentro da discussão das PPJs, além dos 11 grupos de trabalho em acordo com os eixos do Estatuto da Juventude, ocorrem painéis temáticos, além de debates sobre o Conselho Estadual de Juventude e o Plano Estadual de Juventude. A conferência ainda vai contar com uma Cobertura Colaborativa nas redes sociais e um espaço com acesso de internet livre para os participantes.

A 3ª Conferência Estadual de Juventude contemplará a diversidade que compõe as juventudes do estado e será um espaço, segundo a secretária Executiva de Juventude, Priscilla Gomes, para o aprimoramento avanço e fortalecimento das PPJs. “A garantia da diversidade na representação juvenil foi uma preocupação desse ciclo de conferências na Paraíba onde conseguimos não só ouvir, mas construir com as juventudes de todas as regiões do estado e esse será um diferencial que agregará nas discussões e trará sem dúvida alguma, avanços importantes para o desenvolvimento das PPJs em nosso estado”, afirma a secretária.

Confira a Programação:

Quarta-feira dia 28/10

8h às 12h – Credenciamento

8h às 9h – Café da Manhã

9h – Mesa de Abertura

11h – Leitura e Aprovação do Regimento Interno

13h – Almoço + Momento Escambo e Cultural

15h – Painel Expositor com Ângela Guimarães (SNJ), Leonardo Taveira (MDA) e Priscilla Gomes (SEJEL/PB)

17h às 21h – Grupos de Trabalho (GTs)

Quinta-Feira dia 29/10

Rediscutindo o Conselho Estadual de Juventude – 9h

Pensando o Plano Estadual de Juventude – 9h

Almoço – 12h

13h – Plenária Final

Apresentação de Propostas dos GTs para aprovação

Leitura de Moções

Eleição de Delegados/as para a 3ª Conferência Nacional de Juventude