João Pessoa
Feed de Notícias

Conferência Estadual de Educação da Paraíba é realizada em João Pessoa até domingo

sexta-feira, 27 de setembro de 2013 - 19:05 - Fotos:  DIEGO NÓBREGA / SES

Aproximadamente 300 educadores, representando os 223 municípios da Paraíba, se reúnem desta sexta-feira (27) até domingo (29), na II Conferência Estadual de Educação (II COEEPB), organizada pelo Fórum Estadual de Educação da Paraíba, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE). A Conferência está ocorrendo no auditório dos Centros Paraibanos de Educação – Unipê, em João Pessoa. Na abertura, houve apresentação do Coralito Raio de Luz, da Escola Estadual João Francelino da Silva, de Guarabira, e de dança, com alunas da Escola Lions Tambaú de João Pessoa.

Esta conferência é preparatória para a II Conferência Nacional de Educação, que será realizada no período de 17 a 21 de fevereiro, em Brasília. O evento contou com a participação da secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena. Segundo ela, esse é um espaço de discussão e construção coletiva. A secretária destacou a prontidão e sensibilidade de todos e todas, visando um processo de mudança que vem se repetindo ao longo da história. “Que dessa vez possamos sustentar os processos de mudanças que estão nas mãos de todos nós e revelar nesse evento. A Conferência Estadual é um passo extremamente importante, pois a partir daqui vai ser construída a Conferência Nacional e precisamos ter muito cuidado no passo que vamos dar”, observou.

O representante do MEC, professor Arlindo Queiroz, saudou a todos os gestores e agradeceu a parceria do Governo do Estado em nome da secretária Márcia Lucena, ressaltando que sem o apoio da administração estadual não seria possível a realização do evento. “Esta é uma conferência de pactuação, onde numa democracia no seu estado de direito, a gestão constrói políticas públicas por meio de pactuação e da articulação entre a sociedade civil organizada. É um momento singular num país. Mais de 100 conferências já foram realizadas em todos os segmentos no País, discutindo temas diversos, organizando um sistema nacional de participação social e elaborando políticas públicas em benefício da população brasileira”, ressaltou.

Estiveram presentes também na abertura representantes do Fórum Nacional de Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Estadual de Educação (CEE), do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba (Sintepb), das universidades públicas da Paraíba (UFPB, UFCG e UEPB), do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFPB), do Unipê, dos fóruns municipais de Educação e de alunos.

Nesta conferência serão discutidas questões elencadas em um documento base, resultante da condensação das propostas discutidas e votadas nas etapas municipais e estaduais sobre o tema central da Conferência Nacional de Educação 2014 (Conae): “O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração e dos sete Eixos Temáticos”.

A programação do primeiro dia prosseguiu com uma mesa redonda com a presença dos professores Arlindo Cavalcanti de Queiroz (MEC/SEA/FNE), Walisson Maurício Pinho Araújo (MEC/SASE), Neroaldo Pontes de Azevedo (UFPB) e Antônio Lisboa Leitão de Sousa (UFCG).

À tarde ocorreu a mesa redonda sobre “Gestão e Financiamento da Educação, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração: Papel dos entes federados, distribuição e gestão dos recursos federativos” e, após, a palestra “Pacto Federativo e Piso Salarial Nacional dos Professores da Educação Básica: desafios e perspectivas”.

Neste sábado (28), serão debatidos temas como “Educação, Direitos Humanos, Relações Étnico-Raciais e Multiculturais”, “Educação integrada: articulação setorial entre educação, cultura, esportes, ciências, tecnologia, saúde e meio ambiente”, “Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos”, “Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho”, entre outros.

No domingo (29), será realizada a plenária dos segmentos para eleição dos delegados que irão para a etapa nacional da conferência. O evento será encerrado às 17h30 com a homologação dos delegados para a etapa nacional.