João Pessoa
Feed de Notícias

Conferência Estadual de Defesa Civil é aberta nesta segunda

segunda-feira, 26 de maio de 2014 - 17:39 - Fotos:  Roberto Guedes / Secom-PB

A solenidade de abertura da 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil aconteceu na manhã desta segunda-feira (26), no Hotel Tambaú, em João Pessoa. O evento reuniu representantes da comunidade científica, sociedade civil organizada e poder público. A programação segue até o final do dia. A realização do evento, que é uma preparação para a etapa nacional, é realizada pelo Governo do Estado.

O secretário de Infraestrutura e presidente da Gerência Estadual da Defesa Civil, Inácio Bento de Morais, falou sobre a necessidade da conferência para um planejamento nacional voltado à prevenção de acidentes naturais. “Essa é a fase estadual, porque as municipais já foram feitas. Recebemos delegados eleitos e vamos agora eleger aqueles que irão representar a Paraíba na etapa nacional. A discussão é em torno dos quatro eixos já definidos pela Secretaria Nacional da Defesa Civil para prevenção e preparação contra os riscos de desastres naturais” afirmou.

A coordenadora geral de Prevenção e Preparação do Departamento de Minimização de Desastres da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Cristianne Antunes, esteve presente na solenidade. Ela proferiu uma palestra e destacou a importância da participação integrada da sociedade civil e poder público na formatação das futuras ações. “O Brasil como um todo está conversando para definir novos paradigmas da Defesa Civil. Ou seja, como vamos trabalhar a prevenção no País. Então, precisamos discutir para assim definir como serão nossas ações nos próximos anos”, disse.

Além do secretário Inácio Bento e da coordenadora nacional Cristianne Antunes, a 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil reuniu várias autoridades estaduais e pessoas ligada à sociedade civil organizada. Entre elas estavam o secretário executivo da Infraestrutura, Carlos Alberto; o deputado federal Efraim Morais, que representou o Congresso Nacional; e o gerente executivo da Defesa Civil Estadual, coronel Cícero Hermínio.

A abertura contou ainda com a presença de representantes da Polícia Militar, comunidade acadêmica e UFPB, CUT-PB, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba. (Emater), 1º Grupamento de engenharia e Construção do Exército na Paraíba, conselho Regional de engenharia e Arquitetura (Crea-PB) e Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Quatro eixos de discussão – As discussões na conferência foram definidas em quatro eixos temáticos por grupos de trabalho – “Gestão integrada de riscos e respostas a desastres”, “Integração de políticas públicas relacionadas à proteção e à defesa civil”, “Gestão do conhecimento em proteção e defesa civil” e “Mobilização e promoção de uma cultura de proteção e defesa civil na busca de cidades resilientes”.

De acordo com o regulamento interno da 2ª Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil, cada setor elege seus delegados. Assim, terão representantes da sociedade civil (19); do poder público e agentes de proteção e defesa civil (15 ); conselhos profissionais e de políticas públicas (4); e comunidade científica (4).