João Pessoa
Feed de Notícias

Conferência Estadual de Cultura acontece até este sábado em Sousa

sexta-feira, 20 de setembro de 2013 - 18:13 - Fotos:  Kleide Teixeira / Secom-PB

A cidade de Sousa, no Sertão paraibano, está sediando a 3ª Conferência Estadual de Cultura da Paraíba desde quinta-feira (19). Nesta sexta-feira (20) e sábado (21) a programação consta de apresentação de painéis e grupos de trabalho para elaboração de propostas que serão encaminhadas a Conferencia Nacional de Cultura e posteriormente discussão sobre a Implementação do Fundo Estadual de Cultura e a Reformulação da Lei do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos.

Na abertura, o secretário da Cultrura, Chico César, ressaltou a importância da realização do evento na cidade de Sousa, atendendo uma demanda histórica de interiorização dos espaços de pensar e fazer cultura, respondendo aos apontamentos levantados nas plenárias do Orçamento Democrático da 10ª Região, onde a cultura foi eleita como segunda principal prioridade.

Ainda em seu pronunciamento, o secretário Chico César falou sobre o momento pelo qual passa o setor cultural, através de um processo de institucionalização e fortalecimento das políticas públicas de cultura e a importância da aprovação da PEC 150, que cria o Sistema Nacional de Cultura.

Já o secretário de Articulação Institucional, Bernardo Mata Machado, elogiou a postura afirmativa dos delegados presentes e comentou que a Paraíba foi um dos seis estados que superou a marca de municípios que realizaram as Conferências Municipais em 2013, em relação à última rodada de conferências ocorrida em 2009. Completou atribuindo este fato ao poder de articulação da sociedade civil e do governo para a mobilização da classe em prol da construção de políticas públicas consistentes para a área.

Na sequência, o secretário de Cultura da Bahia, Antônio Albino Canelas Rubim, ministrou palestra sobre Políticas Públicas de Cultura no Brasil, traçando um panorama histórico e demonstrando a importância da transversalidade da cultura para a formulação de políticas amplas e efetivas de transformações sociais.

Encerrando a noite houve uma programação cultural com a apresentação do Festival da Viola e do Repente do Vale dos Dinossauros e a Banda de Pífanos de São José de Piranhas, ambas atividades contempladas com recursos pela edição de 2012 do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos.

A conferência, que será encerrada neste sábado (21), reúne 435 delegados eleitos nas 98 conferências municipais e territoriais. Para desenvolver as análises sobre cada tema, foram convidados pesquisadores e gestores culturais de diversas localidades do país, dentre eles Célio Turino, historiador e gestor cultural; Tarciana Portella, gestora do Instituto Delta Zero para o Desenvolvimento da Economia Criativa; Alemberg Quindins, diretor da Fundação Casa Grande; Bruno Bolay, representante da Embaixada da França no Brasil; Viviane Queiroz, gestora de cultura do Centro Cultural Banco do Nordeste; João Roberto Peixe, designer, arquiteto e gestor cultural; e Afonso Oliveira, produtor cultural e criador do Método Canavial.

A solenidade de abertura teve início às 20h e contou com as presenças do secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Bernardo Mata Machado; da deputada federal e membro da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, Fátima Bezerra; o vereador Lafayette Gadelha, representando o prefeito municipal de Sousa, André Gadelha; o presidente da Fundação Municipal de Cultura de Sousa, Valber Matos; o articulador cultural da 10ª Regional, Leonardo Alves; e o representante do Fórum de Cultura do Alto Sertão (Foca), Francisco Hernades.