Fale Conosco

15 de março de 2012

Conferência estadual de Ater escolhe delegados para evento nacional



Vinte delegados de vários segmentos da sociedade civil, pública e rural vão representar a Paraíba na 1ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar, que acontece em Brasília, entre os dias 23 e 26 de abril. Eles foram escolhidos durante a 1ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural, encerrada na tarde desta quinta-feira (15), no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em João Pessoa.

O evento foi uma promoção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emate-PB), que mobilizaram os participantes, um grupo formado por 150 delegados escolhidos nas 15 Conferências Territoriais, realizadas entre os dias 1º e 12 de março.

O objetivo da conferência estadual foi discutir e avançar com a política de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em favor da Agricultura Familiar. Foram discutidas cinco temáticas: Ater e o Desenvolvimento Rural Sustentável, Ater para a Diversidade da Agricultura Familiar e a Redenção das Desigualdades, Ater e Políticas Públicas; e mais Gestão, Financiamento, Demanda e Oferta dos Serviços de Ater.

O titular da Sedap, Marenilson Batista, ressaltou o esforço do governador Ricardo Coutinho em avançar com as políticas públicas de assessoramento aos agricultores familiares. O presidente da Emater, Geovanni Medeiros, e o secretário executivo da Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo, destacaram a importância do evento para o fortalecimento das políticas em favor do agricultor familiar.

A delegada federal da Agricultura, Giucélia Figueiredo, acompanhou todos os trabalhos.