João Pessoa
Feed de Notícias

Conferência Estadual da Pessoa Idosa discute ações para terceira idade

quinta-feira, 3 de março de 2016 - 10:53 - Fotos:  Luciana Bessa

A abertura da 4º Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa reuniu cerca de 300 participantes e autoridades, em João Pessoa, na noite dessa quarta-feira (2), no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural.

O evento realizado pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado do Desenvolvimento Humano, Educação e Saúde segue até esta quinta-feira (3) discutindo três eixos temáticos: Gestão (Programas, Projetos e Ações), Financiamento, Participação e Sistema de Garantia de Direitos.

A secretária executiva da Segurança Alimentar e Economia Solidária, Ana Paula Sousa, destacou, na abertura do evento, as ações do Governo do Estado para as pessoas com 60 anos ou mais, algumas, inclusive, pioneiras no Brasil.

Ela citou o projeto habitacional Cidade Madura, um condomínio exclusivo para pessoas da terceira idade com acessibilidade e total infraestrutura; o Projeto Acolher que beneficia idosos institucionalizados, além dos grupos da terceira idade com oficinas de memória, atividade física que funcionam nos Centros Sociais Urbanos, entre outros.

A presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, professora Margarida Maria Silva Gomes, destacou a importância de discutir os direitos da pessoa idosa.  “Vamos fazer com que o idoso se apodere cada dia mais do seu espaço, então estamos todos juntos para mais políticas públicas voltadas para a pessoa idosa e fazer cumprir o estatuto da pessoa idosa”, ressaltou. Ao todo, 17 delegados vão participar, em Brasília, da Conferência Nacional, que será realizada em abril.

Mesa de abertura – Ainda participaram da mesa de abertura, a secretária executiva da Educação, Luciane Coutinho; o promotor de Justiça, Valberto Lira; a deputada estadual Estela Bezerra; o presidente do Conselho Nacional da Pessoa Idosa, Luiz Legnani e o representante dos idosos, Manoel Reis.

Também participam da organização da Conferência a gerente de Proteção Social Especial da Sedh, Gabrielle Andrade, além da gerente executiva de Assistência Social, Patrícia Oliveira e técnicos das secretarias.

Apresentação cultural – Na noite de ontem, os participantes assistiram ao espetáculo de dança apresentado pelo Grupo Fênix, com todos os integrantes da terceira idade.