Fale Conosco

7 de outubro de 2013

Conferência Estadual da Assistência Social começa nesta quarta-feira



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) e o Conselho Estadual de Assistência Social, realiza nesta quarta e quinta-feira (9 e 10), a 9ª Conferência Estadual de Assistência Social. O evento será realizado no Hotel Garden, em Campina Grande, como etapa preparatória para a Conferência Nacional que acontece em Brasília, de 16 a 19 de dezembro.

Estão sendo esperadas para a Conferência Estadual cerca de 1 mil participantes, entre delegados que foram eleitos durante as etapas municipais e observadores.

Programação – A primeira palestra está marcada para às 10h30 com o tema “Gestão e Financiamento na efetivação do Suas”, proferida pela secretária adjunta nacional, Valéria Gonelli. No período da tarde da quarta-feira, outra palestra discute “A gestão e o controle social no Suas”, ministrada pela presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Luziele Tapajós.

Na quinta-feira, haverá a apresentação dos trabalhos de grupo e a escolha dos delegados que deverão representar a Paraíba na Conferência Nacional, em Brasília.

Importância – As Conferências de Assistência Social são espaços de caráter deliberativo em que é debatida e avaliada a Política de Assistência Social. Também são propostas novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos usuários.

Os debates são coletivos com participação social mais representativa, assegurando momentos para discussão e avaliação das ações governamentais e também para a eleição de prioridades que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social.

A Conferência Nacional de Assistência Social acontece a cada dois anos com o objetivo de avaliar a política de assistência social e definir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Confira a programação