João Pessoa
Feed de Notícias

Conferência Estadual avalia Plano Nacional de Educação

terça-feira, 3 de novembro de 2009 - 19:07 - Fotos: 

Professores, gestores, estudantes, pais, entidades sindicais, movimentos sociais e conselhos de educação participam desta quarta-feira (4) até sexta-feira (6) da Conferência Estadual de Educação. O evento será realizado no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, das 8h às 19h, e contará com a presença do secretário de Estado da Educação e Cultura (SEEC), Francisco de Sales Gaudêncio, que representará o governador José Maranhão.

O tema central é a construção do sistema nacional articulado de educação, tendo como foco a avaliação do Plano Nacional de Educação vigente de 2001 a 2010, e a construção do novo plano que será implantado em 2011 e vai vigorar até 2020.

Na ocasião, será elaborado um relatório a ser encaminhado a Conferência Nacional de Educação, que será realizada de 28 de março a 1° de abril/2010, em Brasília (DF).

Desta vez, estará em discussão a Educação em todos os níveis, etapas e modalidades, da rede pública, privada e ensino superior.  Estarão presentes delegados e observadores dos 223 municípios da Paraíba, aprofundando as discussões sobre as questões educacionais locais e regionais já realizadas nas conferências municipais e intermunicipais, tendo como base o Documento Referência do Ministério da Educação (MEC).

As conferências municipais ocorreram de maio a setembro/2009, envolvendo cerca de oito mil paraibanos responsáveis direta ou indiretamente pela educação pública e privada. O objetivo da Conferência Estadual é apresentar, discutir e aprovar propostas que serão enviadas à Comissão Organizadora Nacional, encarregada de elaborar o documento-base para ser analisado, modificado e aprovado na CONAE/2010, em Brasília.

Janildes Andrade, da Assessoria de Imprensa da SEEC