Fale Conosco

14 de maio de 2015

Conferência discute segurança alimentar e nutricional no Estado



A cidade de Sumé sediou, nessa quarta-feira (13), a etapa da 4ª Conferência  de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento, cujo objetivo é discutir a segurança alimentar e nutricional na Paraíba, contou a presença de diversos segmentos da sociedade. A última conferência será realizada em agosto, quando deverá ser apresentado um plano de segurança alimentar contendo as principais propostas dos eventos realizados.

A secretária Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária, Ana Paula Almeida, fez uma avaliação positiva do evento. “Nós conseguimos articular 34 gestores públicos e um grande número de ONGs, assim como conselheiros da alimentação escolar. Todos trouxeram ideias para que possamos garantir o acesso de toda a sociedade a uma alimentação de qualidade”, destacou.

De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba (Consea), José de Arimatéia França, é preciso avançar ainda mais no combate à insegurança alimentar. “As políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano, têm sido eficazes para aliviar o sofrimento de quase 500 mil pessoas que vivem em situação de insegurança alimentar. Porém, é necessário que outros autores, como os municipais, o setor produtivo e até a sociedade civil contribuam para amenizarmos esse problema”, afirmou, lembrando as parcerias consolidadas com o Governo Federal.

José de Arimatéia destacou que, até o fim das conferências, a expectativa é que tenham sido reunidas mais de 1.500 pessoas. “É um problema que não dá para ser discutido apenas por um segmento da sociedade. É preciso que todos nós discutamos. Por isso, é importante que cada cidadão, cada gestor, empresário participe desses eventos que o Consea está promovendo e dê a sua contribuição sobre como devemos enfrentar a insegurança alimentar na Paraíba”, disse.

Em agosto, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, será realizada a última conferência. Na ocasião, deve ser apresentado um plano com propostas sobre o tema. “Nesse evento, pretendemos reunir cerca de 500 pessoas. É um momento importante, pois pretendemos apresentar um plano à sociedade com as propostas das conferências anteriores para os possíveis caminhos que levem à solução do problema”, finalizou Arimatéia França.

Calendário – O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba promoverá ainda as seguintes conferências:

-20/05/15: Conferência Regional do Curimataú

Local: Centro Administrativo Municipal de Picuí

- 28/05/15: Conferência Regional do Agreste

Local: Faculdades Unesc

Praça Coronel Antônio Pessoa, 111 – Centro de Campina Grande

-2 e 3/06/15: Conferência Temática da População Cigana e Conferência Regional do Alto Sertão

Locais: Centro Calon de Desenvolvimento Integral e Centro de Treinamento da Secretaria de Educação

-11/06/15: Conferência Regional do Brejo

Local: Escola Estadual Emiliano de Cristo

Rua João Lordão, 125 – Bairro Nordeste II, Guarabira

06 e 07/07/15: Conferência Temática Étnico Racial e Conferência Regional do Litoral

Local: Auditório da Reitoria da UFPB Milton Paiva, João Pessoa

20 e 21/08/15: Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

Local: Espaço Cultural José Lins do Rego, João Pessoa

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3218-6676.