João Pessoa
Feed de Notícias

Conferência definirá diretrizes para a política de defesa civil

quarta-feira, 3 de março de 2010 - 11:31 - Fotos: 

O Governo do Estado reunirá representantes de Defesa Civil de aproximadamente 170 municípios paraibanos, além de representantes da sociedade civil, na 1ª Conferência Estadual da Defesa Civil e Assistência Humanitária, que acontecerá nesta sexta-feira (05), a partir das 8h, no Espaço Cultural José Lins do Rego.
 
O evento, cujo tema é ‘Defesa Civil, Prevenção e Assistência Humanitária – Por uma Ação Integral e Contínua’, fará uma análise das ações do Sistema Nacional de Defesa Civil – SINDEC, e definirá diretrizes para a reorganização desta Política, com ênfase nos princípios da prevenção e assistência humanitária para garantir o desenvolvimento social.
 
A convocação da 1ª Conferência Estadual da Defesa Civil e Assistência Humanitária se deu através do decreto nº. 31.107, do Governador José Maranhão, publicado no Diário Oficial do último sábado (27) e é fruto da preocupação do Governo em dar a devida importância à prevenção e assistência a população paraibana em se tratando de desastres naturais ou antropogênicos.
 
Segundo o Cel. Sinval Borges, coordenador de Defesa Civil do Estado da Paraíba, a 1ª Conferência Estadual é a segunda etapa a ser realizada, de uma série de três. A 1ª reuniu 177 municípios paraibanos em 16 conferências municipais onde cada representante pode dar sua contribuição com propostas e diretrizes para o fortalecimento da Política Nacional de Defesa Civil, que serão sistematizadas nesta 2ª etapa.
 
Na 1ª Conferência Estadual da Defesa Civil e Assistência Humanitária será aprovado o Regimento Interno, através de um regulamento, e aprovadas as propostas nos três eixos temáticos: I – ‘Desafios para a efetivação de Defesa Civil no século XXI: Estado, Sociedade, Clima, Desigualdade e Desenvolvimento’, II – ‘Políticas públicas de atenção integral ao cidadão: o paradigma da Assistência Humanitária”, e III – ‘Mobilização e participação da sociedade na prevenção e no controle social sobre a efetivação da política pública de Defesa Civil’.
 
A 3ª e última etapa se dará com a realização da 1ª Conferência Nacional da Defesa Civil e Assistência Humanitária, em Brasília, dia 23, 24 e 25 de março, onde todas as propostas estaduais sistematizadas serão discutidas para propor mudanças na Política Nacional de Defesas Civil em benefício do próprio Sistema Nacional de Defesa Civil.

Marcela Gabínio, da Assessoria de Imprensa da Infraestrutura