João Pessoa
Feed de Notícias

Conferência de Juventude aprova propostas e escolhe delegados

domingo, 30 de outubro de 2011 - 21:52 - Fotos:  Secom-PB

Fortalecer projetos de saúde sexual e abordar questões ligadas aos meios consecutivos de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, melhoria na assistência médica com direito a atendimento psicológico e psicoterapêutico para os jovens portadores do vírus do HIV foram algumas propostas aprovadas durante a 2ª Conferência Estadual de Juventude, que terminou neste domingo (30) na Federação Espírita Paraibana,em João Pessoa.

Segundo Rosil Neto, que integra a comissão organizadora do evento, as propostas serão encaminhadas para discussão na Conferência Nacional de Juventude, que será realizada entre os dias 9 e 12 de dezembro, em Brasília. “Tudo que foi aprovado na plenária foi de forma democrática”, garantiu.

Os mais de 300 jovens inscritos na Conferência Estadual também elegeram os 25 representantes da Paraíba que estarão na Capital Federal. Segundo Sandra Regina, presidente do Conselho Estadual de Juventude, os eleitos foram jovens de diferentes regiões do Estado. “Os eleitos para representar a Paraíba são jovens indígenas, rurais, quilombolas, da sociedade civil, do grupo jovem do Sertão, além de integrantes do Conselho”, afirmou.

A grande novidade entre os delegados eleitos foi à escolha de um membro que represente a pessoa com deficiência. “Foi uma grande novidade a escolha de Everton Borba para que a pessoa com deficiência pudesse ter um representante”, completou Regina.

O secretário Fábio Maia, titular da pasta de Juventude, Esporte e Lazer, destacou o bom número de participantes no evento: “Vimos jovens de todas as regiões da Paraíba. E tivemos a presença de Paulo Lima, da Secretaria Nacional de Juventude. Aproveito para afirmar que não houve nenhum tipo de imprevisto, nem confusão, e tudo transcorreu com extrema normalidade”, concluiu Fábio.

A 2ª Conferência Estadual de Juventude, aberta na noite da sexta-feira (28), foi realizada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) com o apoio da Secretaria de Educação.