João Pessoa
Feed de Notícias

Conen participará do Conselho Estadual da Igualdade Racial

quarta-feira, 31 de março de 2010 - 18:43 - Fotos: 

Com o apoio do Governo do Estado, através das secretarias da Saúde (SES), Educação e Cultura (SEEC) e do Desenvolvimento Humano (SEDH), a Coordenação Nacional de Entidades Negras na Paraíba (Conen-PB) realizou de 11 a 14 deste mês, o Fórum de Lideranças Negras da Paraíba. O evento ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande, e teve como tema central ‘Políticas de promoção da igualdade racial – Avanços, desafios e perspectivas, rumo ao 3º Encontro Nacional de Entidades Negras – Enen’.

No próximo dia 9 de abril, a Conen estará participando do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, criado pelo governador José Maranhão, através da Lei 8.993/2009, no âmbito da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba (SEDH). O evento será realizado no auditório da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), no Bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

Reivindicações – Entre as resoluções do Fórum consta a defesa dos direitos do povo negro, onde a Conen reivindica que a promoção da igualdade racial torne-se uma política de Estado, através do fortalecimento de ações afirmativas; da aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e do Projeto de Lei de Cotas Raciais e Sociais pelo Congresso Nacional, conforme encaminhadas inicialmente para a Câmara Federal, que beneficia especialmente a juventude negra estudante do ensino médio das escolas publicas, entre outros pleitos.

Na Paraíba, consta ainda da agenda política da Conen a luta pela criação das secretarias especiais de políticas de promoção da igualdade racial ou órgãos similares no âmbito dos municípios, além do cumprimento da Lei 10.639/2003, construção de estradas e sistema de abastecimento de água para o acesso dos quilombos da Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande, e do Talhado, em Santa Luzia, e a criação da reserva de vagas para estudantes negros nas instituições federais de ensino superior.

Conquistas – “Hoje temos programas e recursos financeiros disponibilizados pelas três esferas de governo, para a promoção sócio-econômica da comunidade negra, sendo essas importantes conquistas do movimento que tem garantido mudanças na vida da população negra”, destacou Carlos Henriques da Silva, membro da Coordenação Estadual da Conen-PB.

O Fórum de Lideranças Negras da Paraíba contou ainda com o apoio da Prefeitura Municipal de Campina Grande, Governo Federal, Banco do Nordeste do Brasil, Federação das Indústrias do Estado da Paraíba e Comissão de Jornalistas Pela Igualdade Racial da Paraíba. Contatos com a Conen/Paraíba pelo e-mail: forumconenpb@gmail.com.

 

Da Assessoria de Comunicação da Conen-PB