Fale Conosco

4 de abril de 2013

Concurso do Detran encerra matrículas para curso de formação nesta sexta



Os candidatos aprovados no primeiro concurso público do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), para  vagas de agentes de vistoria e agentes de trânsito, têm até esta sexta-feira (5) para fazer a matrícula no curso de formação. As matrículas, abertas no dia primeiro de abril, estão sendo realizadas na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), localizada a rua Neusa de Sousa Sales, s/n, Mangabeira VII, no horário das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

O curso de formação para agentes de vistoria será ministrado, na Espep, no período de 6 a 14 de abril, com carga horária de 30 horas/aula, no horário das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira. As aulas práticas serão no sábado (13) das 8h às 12h e das 14h às 18h. Nesse curso, os candidatos estudarão as disciplinas: identificação veicular; perícia de identificação veicular; ética e qualidade no atendimento; prática de vistoria.

Já o curso de formação para agentes de trânsito tem carga horária de 120 horas/aula e acontece no período de 6 a 31 de maio, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. A prática de fiscalização de trânsito será realizada nos finais de semana, seguindo um agendamento prévio no decorrer do curso de formação.

As disciplinas do curso de formação para agente de trânsito são: o agente da autoridade de trânsito; ética e cidadania; engenharia de trânsito; educação para o trânsito; legislação de trânsito; primeiros socorros; direção defensiva; operação de trânsito; fiscalização de trânsito; prática e fiscalização de trânsito. Para esse curso foram convocados 120 candidatos.

Segundo a presidente da Comissão do Concurso, Marlene Rodrigues, os candidatos que foram convocados para a matrícula e estão inscritos para os dois cargos devem optar por apenas um, abrindo mão da convocação do outro cargo.

O candidato convocado que não comparecer para a matrícula ou desistir do curso de formação será eliminado do concurso de acordo com o edital de abertura.

O concurso público do Detran foi realizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab). Foram oferecidas 108 vagas, sendo oito para o cargo de advogado, dez para analista de sistema, 30 para agente de vistoria e 60 para agente de trânsito.

O concurso do Detran-PB inscreveu 11.278 candidatos, sendo 104 portadores de deficiência. Os salários iniciais serão de R$ 978,50 para nível médio e R $ 1.957,00 para nível superior. As etapas seguintes para os cargos de nível superior ainda serão divulgadas.

Na próxima semana serão publicados, no Diário Oficial, os nomes dos candidatos que efetuaram matrícula para o curso de formação de Agente de Trânsito e Agente de Vistoria e divulgados os nomes dos que não compareceram para efetuar matrícula, estando esses, eliminados do concurso conforme previsto no edital de abertura.