Fale Conosco

8 de maio de 2015

Concurso “Caminhos do Mercosul” abre inscrições



A Secretaria de Estado da Educação informa aos alunos do ensino médio que o Ministério da Educação do Brasil (MEC) e o Setor Educacional do Mercosul (SEM), por meio da Assessoria Internacional do MEC e em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas, realiza o Concurso Histórico-literário “Caminhos do Mercosul – Convocatória 2015” e convida os centros educativos e seus estudantes ao desafio de promover e discutir os temas relacionados à integração regional.

O Concurso tem como tema principal “A Floresta Amazônica como Patrimônio da Humanidade”. Com base no tema principal, foram definidos os seguintes subtemas: “A educação como processo de preservação da Floresta Amazônica”, “O ciclo da água na Amazônia”, “História dos povos tradicionais da Amazônia” e “O extrativismo como alavanca do desenvolvimento amazônico”.

Seu objetivo é gerar um espaço de participação estudantil nos diversos campos da cultura e do saber, orientado ao desenvolvimento de atividades culturais, pedagógicas e recreativas, estimular a produção intelectual sobre a região e o processo de integração, demonstrando os distintos conhecimentos através de produções escritas e fortalecer os laços de reciprocidade e solidariedade entre os/as estudantes da região respeitando a diversidade cultural.

O candidato deverá escolher um subtema da lista proposta acima e elaborar um único trabalho original sobre o subtema escolhido, que poderá ter os seguintes formatos: investigação histórica, monografia, ensaio e texto literário. Os trabalhos deverão ser individuais e apresentados em língua portuguesa ou espanhola (de acordo com o país), com uma extensão mínima de cinco (5) páginas e máxima de dez (10), digitadas em fonte Times New Roman, espaçamento duplo e tamanho 12. Além dessas páginas, poderão ser juntados os anexos que se julguem necessários (gráficos, entrevistas, bibliografia, etc.).

Para participar, o candidato deve ser estudante do Ensino Médio nos países membros e associados do Mercosul (Educação Secundária ou Técnico Profissional); ser nascido exclusivamente nos anos de 1998 a 2000 (ter entre 15 e 17 anos); deter boa atuação escolar reconhecida pela instituição de ensino (assistência, conduta e rendimento); ser autorizado/a expressamente pela família e ser capaz de conviver com jovens de diferentes culturas e crenças religiosas. O envio do trabalho deve ser em envelope fechado, com o pseudônimo sobre o envelope, impressos e em suporte eletrônico (CD-ROM), dentro deste envelope deverá ser colocado outro envelope fechado e identificado com o mesmo pseudônimo, no qual se juntará: cópia de documento comprovante de data do nascimento (cédula de identidade ou certidão de nascimento); formulário para participar do concurso; carta redigida pelo estudante explicando as razões pelas quais deseja participar do Concurso; informe da Instituição sobre a atuação regular do/a estudante e carta de recomendação de um de seus professores.

Todos os documentos deverão ser encaminhados à Assessoria Internacional do MEC até 10 de julho de 2015. O resultado do concurso será anunciado por meio da página web do Setor Educacional do Mercosul (www.edu.mercosur.int), a partir do dia 24 de julho de 2015.

Os melhores trabalhos serão selecionados por um Comitê Ad hoc nacional, construído pelo MEC, com base nos seguintes critérios: criatividade; originalidade; manejo da língua portuguesa e espanhola e referência das distintas fontes. Serão selecionados os seis (6) melhores trabalhos e outros três (3) suplentes, com ordem de prioridade, que poderão ser chamados em caso de vacância dos primeiros ganhadores

Os seis (6) alunos selecionados ganharão uma viagem acadêmica, recreativa e cultural ao estado do Amazonas, República Federativa do Brasil, com todos os custos cobertos pelo país anfitrião, no período de 18 a 25 de outubro de 2015.

Para mais informações, contatar: Núcleo de Américas Multilateral – Assessoria Internacional do Ministério da Educação. Esplanada dos Ministérios. Bloco L 8º andar, sala 827. Brasília DF- Brasil – CEP: 70047-900, pelos telefones (61) 2022-7881/ 2022-7885/ 2022-7884/ 2022 7879 (fax) ou pelo email: ai@mec.gov.br.