Fale Conosco

28 de julho de 2012

Concluída mais uma turma de formação de novos agentes penitenciários



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), conclui neste sábado (28), mais um curso de formação para agentes penitenciários, que acontece na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep).

Os agentes foram aprovados em concurso público realizado pelo Governo do Estado no ano de 2008. Após concluírem a primeira etapa de provas objetivas e discursivas, eles passaram por uma avaliação psicológica até chegarem nesta última e terceira etapa de formação de agentes penitenciários.

O curso para formação de agentes penitenciários está no seu 15º grupo e neste momento forma 170 agentes penitenciários. Foram duas semanas de aulas práticas e teóricas em horário integral.

O coordenador da Defesa Civil do Estado, Coronel Walber Rufino, esteve presente na última aula de primeiros socorros. “É importante unir a teoria à prática. Misturamos primeiros socorros e combate a incêndio com extintores e mangueiras, pois notamos que no início de uma rebelião sempre começa assim. Os agentes deverão estar aptos para realizar os primeiros socorros para atender apenados e detentos antes que o serviço de emergência chegue”, destacou.

“A importância das aulas práticas fez com que os agentes se acostumassem com os equipamentos e aprendessem a lidar comportamentalmente com os apenados”, foi o que afirmou Major Pablo, um dos professores do curso prático de tiro defensivo. “Conscientizamos os agentes de todas as formas possíveis para gerenciar eventuais crises. Eles só usarão arma de fogo em último caso e com todas as técnicas que aprenderam no curso de formação para que não haja feridos”, frisou.

Disciplinas – O Curso de Formação teve carga horária de 100 horas/aula, divididas em cinco módulos, sendo quatro módulos de aulas teóricas e um de atividades práticas: Módulo I – Administração Penitenciária – 20h; Módulo II – Saúde e qualidade de vida – 8h; Módulo III – Segurança e Disciplina – 28h; Módulo IV – Relações Humanas e Reinserção Social- 20h; Módulo V – Atividades Práticas – 24h.

Novos cursos – Nesta segunda-feira (30) começa o 16º Grupo, que segue até o dia 11 de agosto. Em seguida, no dia 13, começa a última turma da 3ª Etapa do Concurso Público para a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, o 17º, que se encerra no dia 25 de agosto.

Para o futuro agente penitenciário Aelson Alvino da Silva, 46 anos, o curso mostrou outra realidade da vivência penitenciária. “O curso nos possibilitou ter uma total segurança por todas as ações que viremos a tomar quando estivermos na ativa. Não teremos surpresa alguma em gerenciar uma crise no meio penitenciário, pois aprendemos a respeitar o apenado e ser respeitado por eles”, destacou.

Constatado o cumprimento das exigências do edital, será divulgada uma lista no Diário Oficial para que a Secretaria de Administração faça a convocação para nomeação e posse dos agentes penitenciários. Eles irão compor o efetivo das penitenciárias e cadeias públicas do Estado.