João Pessoa
Feed de Notícias

Concertos do Prima reúnem alunos de todos os polos em Patos e Campina Grande

terça-feira, 26 de maio de 2015 - 11:03 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

Cento e cinquenta alunos do Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima) já vivem a expectativa das primeiras apresentações do ano com participantes de todos os polos. Os concertos acontecem no sábado (30), em Patos, Sertão do estado, e no domingo (31), em Campina Grande, na região do Agreste. Entre as novidades deste ano, estão a apresentação completa da obra de Beethoven – Fantasia Coral – e a participação do solista de piano norte-americano Blair McMillen.

De acordo com o maestro Alex Klein, gestor do Prima, além da execução da obra completa do compositor alemão, haverá ainda execução de trechos da obra Carmina Burana, do compositor austríaco Carll Orff; e Mulher Rendeira, do cajazeirense Alfredo Ricardo do Nascimento – o Zé do Norte. “Por mais que inovemos o repertório – e temos feito isso a cada apresentação – não podemos deixar de tocar Mulher Rendeira. Além de ser algo muito representativo para a nossa cultura, virou a ‘assinatura’ do Prima, a nossa marca”, afirmou Alex Klein.

O maestro ainda destacou o fato de uma obra complexa, como a Fantasia Coral, ser executada pela primeira vez pelos alunos. “O grande diferencial é que antes tocávamos apenas alguns trechos, uma vez que os nossos alunos ainda não tinham evolução suficiente para tanto. Por exemplo, a Carmina Burana é composta por 25 movimentos, dos quais apenas dois eram executados. Com a evolução do Prima, podemos tocar uma obra complexa como a do Beethoven e, ao mesmo tempo, levar ao público algo da mais elevada qualidade”, observou.

“O grande desafio do Prima é unir, levar uma pedagogia que alcance todos os polos de forma igualitária, inclusiva. Temos alcançado, com um desempenho satisfatório, esse objetivo. Os nossos músicos têm evoluído, os nossos alunos têm maturidade para executar obras como a Fantasia Coral, sem deixar nada a desejar em comparação com outras grandes orquestras”, acrescentou.

Parceria – A vinda do solista de piano norte-americano Blair McMillen é fruto de uma parceria realizada entre o Prima e o consulado norte-americano no Recife. “Podemos dizer que esse é mais um exemplo da visibilidade que o Prima tem alcançado. É sempre bom enfatizar que o Prima vai muito além do ensino de música. É um projeto fomentador da cidadania. Por isso, o apoio que tem recebido”, pontuou Alex Klein.

Para o maestro, a presença do solista de piano norte-americano também deixa uma lição. “É uma demonstração inequívoca de que do lugar onde esses meninos vivem – áreas carentes – até os Estados Unidos não existe uma distância tão grande. Esse solista internacional, que trabalha em Nova Iorque, muito conceituado, vai mostrar para eles [alunos do Prima] que eles podem ter ainda mais motivos para acreditar”, finalizou Alex Klein.

Prima – O Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes foi implantado em 2012 pelo Governo do Estado. Atualmente, reúne 12 polos e atende a mais de 1.500 alunos em várias cidades paraibanas, a exemplo de Sousa, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Campina Grande, João Pessoa, Cabedelo e Bayeux. Grande parte dos alunos é oriunda de escolas públicas.

Serviço – Apresentações do Prima

Local: Igreja de Santo Antônio, em Patos (Primeira apresentação)

Dia: 30/05/2015

Horário: 19h

 

Concerto do Prima (Segunda apresentação)

Local: Teatro Municipal, em Campina Grande

Data: 31/05/2015

Horário: 17h