João Pessoa
Feed de Notícias

Concertos do Prima divulgam música erudita e incentivam alunos na Paraíba

segunda-feira, 11 de maio de 2015 - 11:35 - Fotos:  Arquivo

O Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima) inicia, nesta terça-feira (12), em Patos, Sertão paraibano, a primeira turnê de concertos formais, envolvendo músicos profissionais. A apresentação ocorrerá às 18h, no auditório da Fundação Ernany Sátyro. Na quarta-feira (13) e na quinta-feira (14), será a vez de Catolé do Rocha e Cajazeiras, respectivamente.

De acordo com o maestro Alex Klein, gestor do Prima, o objetivo é oferecer música de qualidade, sem esquecer a parte pedagógica. “Entendemos a inclusão do Prima não apenas no que se refere à parte pedagógica. Com apresentações de músicos profissionais, vamos levar música de alto padrão à população e, dessa forma, estimular ainda mais os nossos alunos”, afirmou, lembrando que as apresentações terão a participação do Quarteto Olivier Toni, o primeiro quarteto residente da região Nordeste.

No repertório desta terça-feira, estão o Quarteto nº 1, de Heitor Villa-Lobos, composto em 1915, e o Quarteto nº 8 do russo Dmitri Shostakovich, considerado um dos mais célebres compositores do século XX. “Nesse repertório, ainda incluímos o Quarteto de Mozart – oboé e cordas. Vamos levar música a todos os polos do Prima com regularidade, sobretudo no interior. Isso significa que é algo que vai ocorrer todo mês”, acrescentou Alex Klein.

Ainda estão previstas apresentações em Guarabira, Cabedelo, Campina Grande, Tibiri, Alto do Mateus,   Bairro dos Novais e Mandacaru. “Creio que, com essas apresentações, vamos tornar a parte pedagógica ainda mais interessante, proveitosa para os nosso alunos. Nesse concerto, pelo menos dois lados saem ganhando: os alunos e a sociedade”, finalizou Alex Klein.