João Pessoa
Feed de Notícias

Concerto natalino do Prima emociona público no Espaço Cultural

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014 - 12:02 - Fotos:  Francisco França

A noite dessa terça-feira (16) foi especial para 400 alunos do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) e seus familiares. No concerto de Natal realizado na Praça do Povo do Espaço Cultural, em João Pessoa, crianças e adolescentes mostraram que suas vidas estão mudando para melhor por causa da música.  O repertório incluiu Mulher Rendeira – clássico da música regional – Fanfarra para o Homem Comum, de Aaron Klopand, além da cantata Carmina Burana.

Na plateia, o governador Ricardo Coutinho afirmou que o Prima é um sonho realizado. “Abrimos uma porta para construir cidadania. A orquestra ensina a conviver em sociedade. Em nenhum lugar do País há um projeto com essa extensão e nós queremos que cada vez mais a sociedade conheça o Prima”.

Ricardo destacou que está feliz pelos resultados do projeto que já leva a música a mais de 2 mil alunos. “Esse é o nosso maior projeto de inclusão social através da música e das artes. A música é um instrumento importantíssimo de superação de desigualdades e de construção do futuro”. O governador assegurou que o programa é o melhor produto da política social do Governo do Estado e não só será mantido, mas ampliado para incluir mais jovens na sociedade.

Implantado pelo Governo do Estado em 2012, o Prima tem polos em João Pessoa (Alto do Mateus, Mandacaru e Bairro dos Novais), Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Campina Grande, Guarabira, Patos, Cajazeiras, Catolé do Rocha e Itaporanga.

O secretário de Cultura, Chico César, afirmou que o momento foi muito especial e que o Governo do Estado, por meio do Prima, entra na vida das pessoas por meio da música e das artes. “O que está se fazendo aqui, com o Prima, é pavimentando a vida das pessoas. Esse programa vai fazer bem para toda a sociedade, com os filhos do povo levando música às suas vidas e às pessoas através dessa revolução inclusiva vivenciada na Paraíba”.

Para a secretária de Educação, Márcia Lucena, o Prima é o programa mais socialista do Governo do Estado, pela força transformadora e revolucionária que tem, de estimular e despertar a capacidade criadora das crianças e jovens das escolas públicas. “Essa é uma tarefa revolucionária e transformadora que merece nossa atenção”.

O gestor do Prima, maestro Alex Klein, afirmou: “O que ouvimos aqui foi um milagre, crianças apresentaram ‘Carmina Burana’, uma obra para orquestra profissional. Isto é um milagre”.

Os 400 alunos apresentaram oito obras clássicas e populares, com um grupo de música de câmara de Cabedelo, orquestras do conjunto do Alto do Mateus, de Tibiri, Coral Infantil de Campina Grande e Guarabira. O Prima tem 100 professores e coordenadores e assiste hoje 2 mil crianças e jovens em 19 polos implantados em 10 cidades.

Éricles dos Santos Lopes, 11 anos, é da cidade de Patos, toca órgão e está no programa há um ano. “Acho que essa noite é especial, é a noite da minha vida”, declarou.

As amigas Larissa, Hellen e Alana tocam violino e declararam que a música trouxe mudanças importantes em suas vidas. Trouxe mais disciplina, mais interesse nos estudos e mais harmonia na família. As três estudam na Escola Estadual Dr. Severino Patrício, no conjunto Alto do Mateus, em João Pessoa.

Milene Sousa, 13 anos, é de Campina Grande, do bairro das Malvinas e toca flauta transversal. “A música não só ajuda no seu talento musical, mas você fica mais concentrada nos estudos, transforma nossa vida para melhor”. O polo de Campina Grande enviou ao concerto de Natal 15 alunos. Os polos de Catolé do Rocha, de Itaporanga e de Guarabira também estavam representados no concerto.