Fale Conosco

8 de abril de 2013

Concerto em escola estadual lança Prima em Campina Grande



O Governo da Paraíba, por meio das Secretarias de Estado da Educação e Cultura, lançou neste sábado (9), em Campina Grande, o Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima). O programa, que foi implantado em março de 2012 pelo governador Ricardo Coutinho em Cabedelo, já inclui 200 crianças e adolescentes de doze polos de ensino, sendo oito em Cabedelo e quatro em João Pessoa.

Em Campina Grande, o lançamento do Prima foi realizado na Escola Estadual CAIC José Joffily, localizada no bairro das Malvinas. Na ocasião, houve um concerto apresentado pelos grupos Jovem Orquestra de Cabedelo, Orquestra Infantil de Cabedelo, Coral infantil de Cabedelo, Coral Unido de Renascer e Coral Jovem da Fortaleza de Santa Catarina.

De acordo com o maestro Alex Klein, coordenador do Prima, este é o passo inicial do programa em Campina Grande, mas logo será um marco para a comunidade local e da região. “Após esse lançamento, pretendemos expandir e incluir o Prima em mais polos que vão funcionar em bairros periféricos de Campina Grande e cidades circunvizinhas”, anunciou o coordenador.

O objetivo do Prima é criar um sistema de orquestras sinfônicas, bandas e corais juvenis, utilizando o ensino da música como ferramenta para a inclusão social e disponibilização de oportunidades para crianças e adolescentes do Estado da Paraíba, especialmente aqueles que vêm de regiões carentes.

A avaliação do primeiro ano de execução do Prima na Paraíba é bastante otimista. De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Estado da Educação, 100% dos alunos das escolas participantes do programa em 2012 passaram de ano por média, com recorde de assiduidade e redução drástica em seus problemas disciplinares.