João Pessoa
Feed de Notícias

Concerto da Sinfônica Jovem terá peças clássicas e românticas nesta quinta

segunda-feira, 6 de maio de 2013 - 09:11 - Fotos:  Secom-PB

O clássico e o romântico vão estar presentes no terceiro concerto da temporada 2013 da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, que vai acontecer nesta quinta-feira (9), tendo como palco o Mosteiro de São Bento, no Centro de João Pessoa, a partir das 20h. A apresentação gratuita terá regência do maestro convidado Gustavo de Paco e o debut da primeira clarinetista jovem, Danielly Dantas, como solista. As obras marcam um grande momento na vida de três compositores – Ludwig van Beethoven, Carl Maria Von Weber e Franz Schubert, pois representam a fase em que se tornaram grandes e confiantes, alcançando a maturidade.

O programa inicia com a abertura “As Criaturas de Prometheus”, Op. 43 de Beethoven, que foi um marco na sua evolução como pessoa e como artista. O autor foi escolhido para esta tarefa pelo dançarino e coreógrafo Salvatore Vingano. A obra se baseia na fábula de Prometeu, cuja alma nobre conduziu o povo aos mais belos ensinamentos das artes e costumes morais. A música vibrante e positiva retrata a figura salvadora da humanidade.

Das mãos e ouvidos de Weber nasceu o “Concertino em Mi Bemol Maior”, Op. 26. celebrado em todo o mundo pelos clarinetistas e pelos ouvintes que se encantam pela virtuosidade e beleza. A música é inspirada no estilo operístico. Há passagens que lembram o modo de cantar das heroínas da arte do bel canto.

A “Sinfonia N. 5 em Si Bemol Maior, D759” de Franz Schubert foi escrita aos 19 anos. O criador é nitidamente ainda influenciado pelo jovem Mozart. Na sinfonia cheia humor e belas melodias (temas), em especial a do segundo andamento, que trata de saudade e melancolia, já aponta a grande promessa artística musical schubertiana. Suas progressões harmônicas promovem bons momentos de emoção. Uma curiosidade na orquestração é que não há clarinetes, nem trompetes e tímpanos que completavam as orquestras da época. Um bom motivo de pesquisa.

Para a temporada 2013, a Sinfônica Jovem planejou uma seleção musical que vai do clássico ao popular. “A tônica de todos os concertos será a alegria e emoção. As homenagens continuam e desta vez será aos estudantes de música e às escolas especializadas no assunto. A orquestra é uma escola na formação de músicos e de plateia. Nosso objetivo é sempre alegrar e divertir o povo da Paraíba”, ressalta o maestro titular, Luiz Carlos Durier.

Danielly Mayara Dantas de Medeiros – Solista

Natural de Cruzeta (RN), iniciou os estudos musicais no ano de 2002, na Banda de Cruzeta (RN), sob a regência do maestro Humberto Carlos Dantas (Bembém).

Participou de diversos seminários promovidos pela Fundação José Augusto (FJA) no interior do Rio Grande do Norte, do II e III Festival Internacional de Música de Campina Grande/PB, da Semana da Música 2011 de Natal/RN, do Painel Funarte de Bandas de Música 2011 (João Pessoa/PB) e do X Encontro Brasileiro de Clarinetistas (Natal/RN,) tendo aulas com os professores: José Botelho (RJ), Carlos Rieiro (PB), Arimatéia Formiga (Teinha) (PB), Isaias Rafael (PE), Joel Barbosa (RJ), José Freitas (RJ), Fernando Silveira (RJ), Marcus Lander (MG), Sérgio Burgani (SP), Ricardo Freire (DF), Roberto Pires (SP), José Taborda (Colômbia) e Javier Vinasco (Colômbia).

Atuou como professora de clarinete do I Festival de Música de Almino Afonso/RN, do I Seminário de Formação Técnica Musical de Bandas Filarmônicas do RN (Cruzeta/RN) e da I Mostra de Música Instrumental de Santa Luzia/PB. Já fez participações em CDs de artistas como o humorista Coroné Cafuçú, da cantora pernambucana Irah Caldeira, do trombonista Gilvando Pereira (Azeitona) e também nas gravações dos CDs da Banda de Cruzeta.

Em 2007 ingressou no curso técnico de música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN,) sob a orientação do professor mestre Ronaldo Ferreira de Lima. Atualmente cursa o bacharelado em música na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sob a orientação do professor Carlos Rieiro. Integra a Banda Filarmônica 24 de Outubro (Cruzeta/RN), Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, Banda Municipal Cinco de Agosto e Banda Sinfônica José Siqueira.

Gustavo de Paco de Géa – regente convidado

Nascido em Buenos Aires, Argentina, graduou-se pelo Conservatório Juan José Castro. Após trabalhar alguns anos como flautista nas orquestras argentinas, tendo sido discípulo do professor Alfredo Ianneli, transferiu-se em 1978 para o Brasil como professor convidado da UFPB, onde ensina atualmente no Curso do Bacharelado e Licenciatura em Música. Foi fundador do Quinteto Latino-americano de Sopros e vencedor de vários prêmios nacionais e internacionais.

É primeiro flautista da Orquestra Sinfônica da Paraíba e dedica especial atenção à divulgação da música nordestina nos países da América do Sul. Desde 1985, é primeiro flautista da Orquestra Sinfônica de Recife, desenvolvendo intenso trabalho na área da música sinfônica também em outras orquestras do País.

Foi professor convidado de flauta no Centro de Criatividade Musical de Recife, assumiu a preparação dos sopros da Orquestra Jovem e da Camerata Jovem da Paraíba e desde 1998 prepara também os sopros na Orquestra Infantil da Paraíba. Foi regente titular e diretor artístico da Orquestra de Câmara da Prefeitura Municipal de João Pessoa, tendo sido o criador do projeto, envolvendo músicos jovens da região. Nos anos de 2006, 2007, 2008 e 2011, Gustavo de Paco regeu como maestro convidado a Orquestra Sinfônica do Recife e recentemente da Orquestra Sinfônica de Goiânia. Atualmente é o regente adjunto da Orquestra Criança Cidadã do Recife.

Serviço:

Concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba

Convidados: Gustavo de Paco (regente) e Danielly Mayara Dantas (clarinete/solista)

Data: quinta-feira (9)

Hora: 20h

Local: Mosteiro de São Bento

Entrada: gratuita