João Pessoa
Feed de Notícias

Comunidade realiza programação festiva e homenageia personalidades, entre elas o governador José Mar

quinta-feira, 22 de abril de 2010 - 16:16 - Fotos: 
O Bairro de Mangabeira comemora 27 anos de fundação nesta sexta-feira (23) e continua exibindo suas pecualiaridades. Se destaca por ser um lugar de gente que se considera feliz e trabalhadora, apesar de ainda carecer de avanços no que se refere a melhorias na condição de vida de parcela da população. Uma festa foi programada para marcar a data, com uma programação desenvolvida por diferentes lideranças comunitárias. O governador José Maranhão está entre as personalidades que serão homenageadas no evento.

Os eventos começaram na quarta-feira (21), com apresentações musicais a partir das 18h e prosseguiram na quinta-feira (22). E nesta sexta-feira (23), está prevista a exibição de bandas. Pela manhã houve um culto ecumênico, seguido de café, apresentações de danças folclóricas do Serviço Social do Comércio (Sesc), corte de um grande bolo, queima de fogos e homenagens a diversas autoridades.

A proposta dos organizadores é fazer com que a data seja lembrada e, ao mesmo tempo, tentar levar às autoridades as reivindicações da população, sempre na perspectiva de melhorar a qualidade de vida das famílias ali residentes.

Homenagens – Este ano, o governador José Maranhão, mais os ex-prefeitos da cidade de João Pessoa, Wilson Braga, Carlos Mangueira e Cícero Lucena serão homenageados. Quem também será lembrado é ex-governador Tarcísio Burity, devendo participar das festividades a sua esposa Glauce Burity e seu filho Maurício, atual presidente da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc). “Quem fez e continua fazendo muita coisa pelo bairro será homenageado”, afirmou Jorge Neves, um dos organizadores da festa.

Como muita gente procedente de várias regiões paraibanas, o lugar configura um aglomerado com características que lembram cidades do interior, apesar da agitação em suas duas principais avenidas. Mangabeira parece uma cidade dentro da Capital, com sua agitação nortuna e um comércio cada vez mais em processo de expansão.

Avenida shopping – O coração comercial do bairro é a Avenida Josefa Taveira, onde tudo se encontra para vender. Durante o dia, a movimentação do comércio é intensa e, à noite, a agitação da vida noturna conta a presença da juventude em busca de divertimento.
Ainda em relação ao comércio, há cada vez mais investidores procurando Mangabeira para seus negócios, principalmente os jovens empresários. Centro urbano em expansão e bem localizado, é lá que as pessoas fazem sempre novos investimentos. O núcleo residencial fica entre outros conglomerados urbanos e isso valoriza o seu comércio.

Bens, serviços e cultura
– A variedade de bens e serviços oferecidos à população é um dos principais atrativos para as pessoas se deslocarem até aquele bairro e realizar compras ou consertar algum equipamento, contratar profissionais etc. Há pelo menos 3.500 pequenos empreendedores formais e informais atuando no bairro.

Mas o bairro não é um lugar destinado apenas a atividades comerciais. Tem suas mnifestações culturais e muita gente trabalhando no sentido da conscientização para os problemas sociais e políticos.

História e estrutura – Fundado no dia 23 de abril de 1983, o Bairro de Mangabeira, localizado na zona sul da cidade de João Pessoa e originalmente denominado de ‘Conjunto Habitacional Tarcísio Burity’, em menos de três décadas se constituiu num dos mais populosos da Capital. Com uma população de 75.000 habitantes e mais de 17 mil domicílios, engloba 1.079 hectares, subdividos em oitos núcleos residenciais, onde moram diferentes classes sociais e culturais.

Fica situado em um lugar privilegiado, pois está a poucos quilômetros do mar. A configuração de seus limites territoriais é a seguinte: Bairro Portal do Sol e Jardim Cidade Universitára (ao Norte), Paratibe e Valentina Figueiredo (ao Sul), Costa do Sol (a Leste) e Cidade dos Colibris e José Américo de Almeida (a Oeste).

Suas vocações principais são o comércio e o serviço. Ali existem um distrito industrial, diversas repartições públicas, como a Academia de Polícia Militar e Civil, Detran, Inmetro e a Escola de Serviço Público. Conta com 33 escolas, cinco praças e uma feira livre com um dos maiores mercados públicos da cidade.

Tem ainda um Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), a sede do Distrito Sanitário III, o Complexo Hospitalar Humberto Nóbrega, que abrange o Centro de Ortopedia e Traumatologia (Ortotrauma ou Trauminha) e o Hospital Maternidade Santa Maria, uma Farmácia Popular e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O bairro possui 26 Unidades de Saúde da Família (USFs).

José Nunes, da Secom-PB