João Pessoa
Feed de Notícias

Comunidade Colinas do Sul ganha escola de ensino médio

domingo, 19 de agosto de 2012 - 09:34 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

Foto: Francisco França/Secom-PB

A comunidade do Colinas do Sul e adjacências, em João Pessoa, comemorou a conquista de um dos equipamentos símbolos da cidadania. O governador Ricardo Coutinho inaugurou, no final da tarde da sexta-feira (17), a Escola Estadual de Ensino Médio Cineasta Linduarte Noronha, que vai atender 735 alunos. Na obra foram investidos R$ 916.874,65, oriundos do Plano de Ações Articuladas (PAR/FNDE) e do Tesouro Estadual.

A escola possui sete salas de aula, laboratórios de informática e de ciências e biblioteca. Durante o dia, serão ministradas aulas para alunos do ensino médio regular e à noite do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade Jovens e Adultos (Proeja). Serão oferecidos, por meio do Proeja, os cursos de Informática e Eventos, cuja escolha se deu por meio de consulta com a comunidade que reside no bairro e nas proximidades.  Os cursos profissionalizantes começam em setembro e o ensino médio regular a partir de 2013.

Foto: Francisco França/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho afirmou que, em todas as plenárias do Orçamento Democrático que participou no Colinas do Sul enquanto prefeito da capital, a população apresentava o ensino médio como uma das principais demandas. Agora, como governador, teve a oportunidade de construir uma escola de ensino médio naquela comunidade.

Em entrevista, o governador destacou que a cidade cresce na zona sul e o grande desafio do poder público é fazer com que as pessoas que morem nessa região possam ser atendidas nas suas mais elementares necessidades, como a educação. “Essa área aqui do Colinas do Sul carecia já há muito tempo de uma escola de ensino médio e nós estamos hoje recuperando esse débito”, disse.

Ele externou sua alegria em retornar ao Colinas do Sul e pediu aos moradores para que cuidem da escola. E ainda recomendou aos diretores da escola que transmitam de maneira sistemática aos alunos quem foi o cineasta Linduarte Noronha. “É dever nosso fazer com que quem estude aqui saiba quem é o homenageado”, declarou. Na solenidade, o governador assinou o decreto lei denominando a escola de Cineasta Linduarte Noronha.

Foto: Francisco França/Secom-PB

O governador agradeceu a viúva de Linduarte Noronha, dona Luzia Ponce Leon Noronha, e ao seu filho, o músico Leonardo Noronha, pela presença na solenidade. Ricardo lembrou que o homenageado foi um filho de pessoas humildes, estudou em escola pública, foi aluno do Liceu Paraibano e para orgulho da família e da Paraíba tornou-se um cineasta de renome no Brasil e no exterior, se destacando no cinema novo.

Leonardo Noronha, em nome da família, agradeceu a homenagem a seu pai e desejou que dentre os futuros alunos da nova escola surjam talentos em algumas áreas da cultura. “Eu espero que aqui também surjam teatrólogos, músicos, cineastas, artistas de uma forma em geral”, declarou.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Harrison Targino, a escola vem suprir a necessidade da comunidade, que ainda não contava com um estabelecimento de ensino ofertando o Ensino Médio para os jovens e adultos, que precisavam se deslocar para bairros vizinhos para estudar.

Foto: Francisco França/Secom-PB

A escola recebeu as bênçãos do padre André Percival, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Colinas do Sul. Ele transmitiu ao governador o agradecimento da Igreja e do arcebispo Dom Aldo Pagotto pela construção de importante equipamento. O vice-governador Rômulo Gouveia também participou do evento.