João Pessoa
Feed de Notícias

Comunicação Social da UEPB abriga projeto de extensão em franca atividade

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010 - 14:36 - Fotos: 
O Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba começou no último mês de outubro o curso “Produção em documentário”, executado como projeto de extensão e ministrado pelo cineasta e aluno formado pelo curso, André da Costa Pinto. Neste mês de dezembro, os alunos participantes começaram a compor os seus respectivos documentários.

De acordo com André da Costa, a turma foi dividida em seis grupos. Neles, as equipes têm livre escolha para dividir suas funções, como direção, roteiro, produção, edição, entre outros. Cinco documentários serão feitos em Campina Grande e um terá como sede a cidade de Itatuba (PB). Ao todo, a turma conta com 34 participantes, advindos do curso de Comunicação da UEPB e da comunidade em geral.

Uma das alunas do curso, também responsável pela divulgação dos documentários, Emmanuela Leite, afirmou que algumas produções já foram gravadas e estão em processo de pós-produção, como os intitulados “22 anos” e “Maria do Caixão”. Todos têm previsão de finalização até a primeira quinzena deste mês, pois para o dia 16 de dezembro, às 19h30, está marcado o lançamento geral dos seis documentários do projeto “Produção em documentário”, que ocorrerá no Cine São José, em Campina Grande.

Dar familiaridade à produção de um documentário e instigar os alunos a produzirem neste formato foram alguns dos objetivos que levaram à execução do mais novo curso de extensão oferecido pelo Departamento de Comunicação (DECOM) da Universidade Estadual da Paraíba, “Produção em documentário”.

Conforme o professor de Comunicação Social da UEPB, Luiz Custódio, idealizador da atividade, o empreendimento foi pensado e desenvolvido para reforçar a realização de novas produções dos alunos no que se refere ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “Antes, os trabalhos finais só podiam ser entregues em formatos monográficos. Todavia, com a nova resolução da UEPB, tais obras podem ser efetuadas de diversas maneiras, inclusive como produtos midiáticos, a exemplo do documentário”, explicou Custódio.

O conteúdo do Curso abordou documentários de curta, média e longa-metragem e todas as etapas da realização de um documentário, da pré-produção à finalização.


Ascom/UEPB