Fale Conosco

20 de setembro de 2012

Comporta do açude Capoeira será aberta para atender a população



A comporta do açude Capoeira, na cidade Santa Teresinha, no interior do Estado, será aberta nesta sexta-feira (21). A operação será realizada pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) para atender a demanda da população afetada pela estiagem.

 

Inicialmente, o reservatório ficará aberto por 72 horas. Durante este período, técnicos da Aesa vão avaliar o nível do açude para definir as próximas operações. “Estamos priorizando o uso desta barragem para abastecimento humano. Em função da estiagem, não temos como manter a vazão constante. Deste modo, estamos estudando meios de atender a população da melhor forma possível”, observou o gerente executivo de Operação de Mananciais, Gerald da Silva.

 

O reservatório Capoeira fica localizado na bacia hidrográfica Piranhas e pode armazenar 53 milhões de metros cúbicos. Atualmente, ele está com 26% de sua capacidade, ou seja, pouco mais de 13 milhões de metros cúbicos.

 

Dos 121 açudes monitorados pela Aesa em todo o Estado, quatro estão sangrando, 93 possuem capacidade armazenada superior a 20 por cento, 18 reservatórios estão em estado de observação (menor que 20 por cento do volume total) e cinco em situação crítica (menor que 5%). A relação completa das barragens monitoradas, com os respectivos volumes, pode ser acessada no site www.aesa.pb.gov.br. A página eletrônica também disponibiliza dados agrometeorológicos (quantidade de chuva, velocidade do vento, temperatura e umidade do ar e do solo) medidos em tempo real.