Fale Conosco

13 de agosto de 2013

Complexo Juliano Moreira realiza treinamento sobre manipulação de alimentos



O Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, que integra a rede hospitalar do Estado, realiza nesta quinta-feira (15) treinamento que mostrará as boas práticas manipulação de alimentos. Organizado pelo Serviço de Nutrição e Dietética, o treinamento começará às 14h30 e será destinado a todos os servidores do setor. O Juliano Moreira oferece cerca de 1,2 mil refeições diárias aos usuários.

De acordo com a nutricionista Patrícia Bezerra, coordenadora do Setor de Nutrição e Dietética do Juliano Moreira, durante o treinamento serão abordados higienização pessoal; uso de equipamento de proteção individual), comportamento (ética profissional) higienização dos alimentos, dos equipamentos e utensílios e do próprio ambiente, além da prevenção aos acidentes no trabalho.

Segundo ela, o manejo correto na manipulação dos alimentos evita a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos (DTA), frequentemente relacionadas com fornecedores de refeições prontas. Nos estabelecimentos comerciais, o preparo de alimentos com certa antecedência, em grandes volumes e o processamento térmico insuficiente podem favorecer a ocorrência de DTA envolvendo um número maior de pessoas.

Sendo assim, a higiene e segurança alimentar em estabelecimentos que manipulam alimentos visa garantir uma adequada condição higiênico-sanitária dos produtos elaborados, sem oferecer riscos à saúde do consumidor, sob condições previstas pela legislação vigente (RDC216/2004 Anvisa). “O conhecimento dos principais pontos de contaminação durante o processamento dos alimentos é essencial para garantir qualidade microbiológica e segurança para o consumidor. As boas práticas de higiene e manipulação e a educação continuada dos manipuladores de alimentos contribuem para a redução da incidência de DTA”, destacou a nutricionista.