João Pessoa
Feed de Notícias

Complexo Juliano Moreira realiza treinamento para manipuladores de alimentos

sexta-feira, 16 de agosto de 2013 - 11:34 - Fotos: 

O Serviço de Nutrição e Dietética do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira realizou, na tarde dessa quinta-feira (15), um Treinamento sobre Manipuladores de Alimentos. O evento, que aconteceu no auditório do complexo, teve os servidores desse setor como público-alvo. Durante toda a tarde, foram abordados temas como higienização pessoal, ética profissional, cooperação entre colegas e patologias que podem causar determinadas infecções alimentares, caso não seja feita uma higienização correta.

“É um treinamento de boas práticas de alimentos. Juntamos funcionários dos dois plantões, aproximadamente 35 pessoas que manipulam alimentos. Esses funcionários estão sendo valorizados nas suas funções. Realizamos dinâmicas e o Procedimento Operacional Padronizado (POP). Eles receberão certificado ao final”, disse a coordenadora do Setor de Nutrição e Dietética do Juliano Moreira, Patrícia Bezerra.

A nutricionista explicou que o manejo correto na manipulação dos alimentos evita a ocorrência de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), frequentemente relacionadas com fornecedores de refeições prontas. Nos estabelecimentos comerciais, o preparo de alimentos com certa antecedência, em grandes volumes e o processamento térmico insuficiente podem favorecer a ocorrência de DTAs, envolvendo um número maior de pessoas.

“Aqui eles estão fazendo treinamento não só de higiene pessoal, como também de manipulação, como lavar e como acondicionar esses alimentos. O nosso cuidado vem desde a recepção do alimento com o fornecedor até a preparação final para o consumidor”, informou.

A segurança alimentar em estabelecimentos que manipulam alimentos visa garantir uma adequada condição higiênico-sanitária dos produtos elaborados, sem oferecer riscos à saúde do consumidor, sob condições previstas pela legislação vigente (RDC216/2004 Anvisa). “Esse treinamento é importante, pois visa qualificar o profissional que mexe com alimentação para garantir a segurança alimentar do consumidor dos alimentos. Por este motivo, estamos sempre fazendo essa reciclagem. Esse é o treinamento oficial. A cada três meses realizamos a reciclagem para nossos funcionários”, disse Patrícia.

A nutricionista também enfatizou todo o cuidado que o Complexo Psiquiátrico tem com os seus pacientes. “O Juliano Moreira está crescendo cada vez mais no setor de Nutrição e Dietética, trabalhando com dietas especiais e com a preocupação com a alimentação dos pacientes. Temos duas nutricionistas da Dietoterapia, além disso, fazemos a dieta dos pacientes junto com toda a equipe multidisciplinar do complexo, com médicos, enfermeiras, assistente social e psicóloga. Todos unidos para realizar o melhor trabalho possível para nossos pacientes.”, concluiu.

Para mais informações sobre a saúde do Estado, acesse:

facebook.com/SaudePB

twitter.com/sesgovpb

instagram.com/sesgovpb