Fale Conosco

24 de agosto de 2011

Complexo Juliano Moreira realiza palestra para lembrar Dia do Psicólogo



Uma palestra com a presença de diversos profissionais da área de saúde marcou na tarde desta quarta-feira (24), o Dia do Psicólogo, que será lembrado no próximo sábado (27). O evento foi organizado pelo Setor de Psicologia do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira (CPJM) e contou com o apoio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Rita e das Faculdades Integradas de Patos (FIP). O tema foi “O cuidar em Saúde Mental à luz da Reforma Psiquiátrica”.

Como o evento tem como objetivo discutir a atuação multiprofissional no cuidado em Saúde Mental, além de psicólogos foram convidados assistentes sociais, enfermeiros do Complexo e também de outros hospitais, a exemplo do Trauma, Ortotrauma e Instituto de Psiquiatria da Paraíba (IPP), e ainda estudantes da área de saúde de faculdades e universidades.

A coordenadora de Psicologia do Juliano Moreira, Egiane Correia Navarro, explicou que no Complexo o psicólogo realiza o atendimento qualificado (escuta psicológica), faz o acolhimento dos pacientes e familiares e desenvolve uma série de ações internas e externas, a exemplo de atividades físicas, terapêuticas e passeio ‘extramuros’ com os usuários, como também a desistitucionalização dos pacientes por meio de conversas e visitas aos familiares. De acordo com a psicóloga, muitos usuários estão no Complexo há mais de 20 anos e o Setor de Psicologia se encarrega de fazer com que eles voltem a morar com os seus familiares. Também é função do Setor de Psicologia providenciar o encaminhamento dos usuários para os serviços substitutivos, a exemplo dos Centros de Apoio Psicossociais (CAPS’s).

Para a psicóloga assistente do Juliano Moreira, Rossane Cláudio Meira, o psicólogo é um facilitador no processo de acolhimento/internação do usuário, trabalhando o comportamento e as emoções dessas pessoas e, com isso, ajudando no tratamento e fazendo com que elas, ao deixar o hospital, não voltem mais a se internar.

Durante o encontro foram discutidas questões concernentes à atuação multiprofissional dentro da nova proposta da rede de atenção, com enfoque na formação e atuação profissional do psicólogo no contexto da saúde mental. Entre os debatedores do encontro estavam a diretora geral do CPJM e médica psiquiatra, Flávia Fernando Lima Silva; a conselheira Regional de Psicologia da 13ª Região, Cinthia Jaqueline Bezerra Galiza; o psicólogo Bira Pereira; a coordenadora do projeto de pesquisa Ações Integradas entre Universidade Federal da Paraíba e o CPJM, Eugênia Correia; a psicóloga do espaço Henrique Roxo, Ana Luíza Ferreira e o psicólogo do Espaço Inocêncio Poggi, Rodrigo de Oliveira Feitosa Vaz.