Fale Conosco

30 de agosto de 2011

Complexo Juliano Moreira realiza exposição pelo Dia do Nutricionista



O Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, que integra a rede hospitalar do Estado, elaborou uma programação especial para comemorar o Dia do Nutricionista, nesta quarta-feira (31). As atividades, elaboradas pela Unidade de Alimentação e Nutrição da unidade hospitalar, serão realizadas no período das 14h às 17h, no auditório do próprio complexo.

A chefe do setor de Nutrição e Dietética do Juliano Moreira, Patrícia Bezerra da Silva, disse que serão montados quatro estandes. No primeiro, será enfocado a Dietoterapia, que é a ciência que estuda os casos clínicos relacionados à nutrição, como a diabetes e a obesidade. Ainda neste estande, a nutricionista Geovanna Espínola fará uma avaliação nutricional, com a verificação do Índice de Massa Corpórea (IMC), e mostrará o projeto que ele vem desenvolvendo no hospital.

Em outro estande acontecerá uma exposição de alimentos, com o valor nutricional de cada um e a sua função no organismo. O terceiro será reservado para as curiosidades, mostrando o princípio ativo dos fitoterápicos, como orégano, o abacaxi e a hortelã. No quarto stand serão mostradas receitas exóticas como, por exemplo, o doce da entrecasca da melancia, o brigadeiro de macaxeira e a pizza de pão. Também haverá exposição de alimentos para degustação.

Patrícia Bezerra explicou que o objetivo do evento é mostrar ao público a importância e o valor da nutrição, o princípio ativo e a função de cada alimento no corpo humano. “Muitas vezes, a gente come sem saber o valor nutricional, e até medicamentoso, do alimento para o nosso corpo”, comentou a nutricionista.

Ainda durante a exposição, serão apresentados cartazes sobre educação alimentar e uma mostra de fotos da estrutura física da Unidade de Alimentação e Nutrição, como também a apresentação de um projeto de mudança para melhorar os serviços. “O nutricionista no serviço de saúde alia o seu saber ao conhecimento científico, ampliando os horizontes e potencializando o cuidado com a saúde”, disse o chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Juliano Moreira, Madson Souza.