Fale Conosco

27 de agosto de 2013

Complexo Juliano Moreira realiza evento pelo Dia do Nutricionista



A Coordenação de Nutrição e Dietética do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, que integra a rede hospitalar estadual, realiza nesta sexta-feira (30), às 14h, no auditório do hospital, um evento em comemoração ao Dia do Nutricionista, que é celebrado nacionalmente em 31 de agosto. Além de homenagear esse profissional, o evento também visa mostrar os benefícios dos trabalhos realizados pelos nutricionistas com os pacientes do hospital. O evento será voltado para pacientes do complexo, funcionários e sociedade em geral.

Durante toda a tarde serão abordados temas como dietoterapia e estado nutricional do paciente, pirâmide de alimentos, evolução do setor, como a campanha do desperdício e o treinamento de manipulação de aumentos com certificado. Ainda serão exibidos gráficos de custo e qualidade e haverá uma homenagem aos funcionários do setor. Projetos em andamento também serão abordados, como compostagem, horto-terapia e planejamento da estrutura física da cozinha.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Nutrição e Dietética do complexo, Patrícia Bezerra, é importante mostrar a importância do trabalho do nutricionista para a população. “Esse evento é de grande importância no sentido de mostrar para sociedade em geral que a nutrição tem um papel primordial na essência da vida de cada um. Aqui no complexo nós priorizamos o trabalho nutricional com os pacientes para um melhor desenvolvimento do tratamento que está sendo realizado”, disse.

O profissional de nutrição – O nutricionista exerce um papel fundamental na sociedade. Ele utiliza a ciência da nutrição e interpreta fatores culturais, biológicos, sociais e políticos, com o objetivo de melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas, em todas as fases da vida, através da alimentação. O profissional de nutrição é responsável por planejar programas de alimentação, preparar dietas e cardápios, supervisionar a produção de alimentos em cozinhas de indústrias e restaurantes, como também acompanhar o regime alimentar de pacientes e atletas.