João Pessoa
Feed de Notícias

Complexo Juliano Moreira promove carnaval e internos caem na folia

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011 - 17:21 - Fotos: 

A tarde desta quarta-feira (23) foi de muita alegria e lazer para os internos do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira. A direção da unidade de saúde realizou o carnaval do pacientes, que contou com a participação de funcionários e familiares, reunindo cerca de 200 pessoas.

Ao som de marchinhas de carnaval e frevo, tocados por integrantes da Banda de Música da Polícia Militar, os internos caíram na folia vestidos à caráter. A festa teve ainda a participação de um grupo de Ala Ursa do Bairro do Rangel. O chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Juliano Moreira, Madson Souza, explicou que o objetivo desse evento é promover a reinserção social entre o paciente, os familiares e a sociedade.

De acordo com ele, o portador de distúrbios mentais passa uma vida dentro de uma unidade de saúde e esquece até do tempo, ficando alheio ao que está acontecendo lá fora. “Dentro na nova política de saúde mental, o paciente terá uma atenção e um tratamento especial que transcende o uso de medicamentos. Ele terá carinho e respeito e, acima de tudo, será tratado com dignidade. Terá uma nova convivência com a loucura” disse Madson Sousa.

A diretora geral do Complexo Juliano Moreira, Flávia Fernando Lima da Silva, disse que além dessa atividade alusiva ao carnaval outras ações serão realizadas em datas comemorativas. “Queremos com esses eventos promover a reinserção social desses pacientes e mostrar que o tratamento não se restringe apenas ao uso de medicamentos, mas com a promoção de ações psicossociais e terapêuticas. O portador de distúrbio mental merece atenção, respeito e ser tratado com dignidade”, finalizou o a diretora.