Fale Conosco

17 de maio de 2013

Complexo Juliano Moreira participa da III Semana Estadual de Luta Antimanicomial



O Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira, que integra a rede hospitalar do Estado, está realizando atividades relativas à III Semana Estadual de Luta Antimanicomial. Na quinta-feira (16), foi oferecido um lanche em comemoração ao Dia dias Mães para os usuários e familiares, durante o horário de visitas. Nesta sexta-feira (17), os usuários vão participar da “Marcha com Amigos, Profissionais, Familiares e Usuários de Saúde Mental”, a partir das 15h, saindo do anel interno da lagoa do Parque Solon de Lucena, com destino à Praça dos Três Poderes.

O diferencial deste ano é que estaremos levando os usuários que estão em processo de voltar para a casa. Aproximadamente 20 usuários que estão nesse processo de retorno ao lar vão participar da marcha”, disse o gerente de Ações Estratégicas do Juliano Moreira, Madson Souza.

Neste sábado (18), O Coletivo Canto Geral da Universidade Federal da Paraíba vai encenar uma peça teatral com a Companhia Carroça de Mamulengos. O espetáculo será apresentado no próprio hospital, aberto para toda a sociedade e usuários e parentes do Complexo Psiquiátrico.

De acordo com a coordenadora estadual de Saúde Mental, Shirlene Queiroz de Lima, esta é uma semana de luta e comemoração. “Nosso Estado tem motivos de sobra para comemorar a III Semana de Luta Antimanicomial, pois somos o primeiro lugar no Brasil em cobertura de Caps por número de habitantes e contamos com uma rede preparada para acolher e atender bem os dependentes químicos. Além disso, estamos trabalhando para fechar os leitos psiquiátricos, criar mais Caps e tratar o usuário de drogas com respeito e atenção”, disse.

Semana de Luta Antimanicomial – O evento, que este ano tem como tema “Que Lugar Ocupar?”, foi aberto oficialmente pelo Governo do Estado na terça-feira (14), no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, campus de João Pessoa, com a palestra “O Processo de Implantação e Ampliação da Rede de Atenção Psicossocial”. A conferencista foi a coordenadora Adjunta da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, Fernanda Nicácio.

Antes da abertura oficial, durante todo o dia, também no auditório da Reitoria da UFPB, aconteceu a Oficina de Redução de Danos, onde foram realizadas rodas de conversas sobre o tema, além de apresentações culturais. A Semana segue até este sábado (18), Dia Nacional de Luta Antimanicomial.