Fale Conosco

13 de dezembro de 2017

Complexo de Pediatria Arlinda Marques realiza Natal das crianças internas



fOTO3O Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integra a rede hospitalar do Estado, realizou na tarde da terça-feira (12), o Natal das crianças internas e acompanhantes. Durante a programação houve apresentação da mini orquestra de voluntários, dos cadetes do Corpo de Bombeiros, Grupo Sorriso Aberto, além do Grupo Cidade Viva.

A festa contou ainda com a mamãe Noel pedagógica do Arlinda Marques. O Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) trouxe a equipe multiprofissional, (nutrição, enfermagem e serviço social) para o acolhimento no momento da celebração natalina.

Essa festa faz parte de um calendário de atividades que são realizadas em períodos festivos do ano a exemplo da Páscoa, São João, Dia da Criança e Natal e é mais uma ação de humanização que o hospital oferece às crianças e seus familiares.

Para os que compõem a administração do Arlinda é muito bom e importante a realização de eventos como estes que servem para elevar a autoestima das crianças proporcionando momentos de alegria e descontração e fazendo assim com que elas esqueçam um pouco a tristeza por estarem enfermas e precisando de assistência.

A doméstica Maria das Graças do Amparo que está com a filha internada para fazer um cirurgia disse que a criança estava radiante e ansiosa quando soube que iria acontecer uma festa no hospital para ela. “Eu percebi que ela ficou mais calma e feliz quando recebeu esta notícia e se divertiu muito com as brincadeiras”, disse a doméstica que elogiou esta ação realizada pelo hospital.

A secretária Maria Dolores dos Anjos contou que seu filho também ansioso e sempre perguntando a que horas iria começar a festa. “E depois que ele participou das atividades voltou mais alegre e tranquilo para a cama e parece até que ele esqueceu que está um hospital”, contou a secretária ao destacar a atenção e a dedicação que são dadas aos pacientes pelos profissionais de saúde.

O Arlinda Marques tem investindo em ações de humanização com o objetivo de melhorar cada vez o atendimento.  Implantada desde 2004, Política Nacional de Humanização doFotoComplexo de Pediatria Arlinda Marques tem contribuído para aumentar a autoestima e a recuperação dos pacientes internos e dos seus familiares.A Política Nacional de Humanização no Ambiente Hospitalar tem como objetivo contribuir para o crescimento da instituição visando um atendimento com qualidade e humanizado.

Durante a realização dos  eventos,  organizados pelo Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) e   que acontecem  em datas comemorativas do ano como,  Dia dos Pais, das Mães, Páscoa, São João e Natal, percebe-se a satisfação das  mães em ver seus filhos alegres e por alguns instantes esquecendo a dor e o fato de estarem internos em uma unidade de saúde e isso contribui em muito para que a criança esqueça um pouco o sofrimento como também ajuda na sua recuperação.

Além do mais, com essas ações o hospital está cumprindo o que determina o artigo 7º do Estatuto da Criança e do Adolescente  (ECA) ao garantir que “ A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência”.