Fale Conosco

10 de janeiro de 2013

Complexo Clementino Fraga realiza mais de 22 mil atendimentos em 2012



fachado do hospital clementino fraga foto jose lins 3O Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, que integra a rede hospitalar do Estado, atendeu 22.302 pessoas durante o ano de 2012.  Nesse mesmo período, foram realizados 88.536 exames laboratoriais.  Os dados fazem parte de um relatório elaborado pela unidade de saúde.

Com 156 leitos, o Clementino Fraga presta atendimento nas áreas de infectologia (DST/HIV/Aids), pneumologia sanitária, dermatologia sanitária, pediatria, cardiologia, endocrinologia, psiquiatria, neurologia, neurocirurgia, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, gastroenterologia, angiologia, hepatologia, odontologia, nefrologia, urologia, proctologia, otorrinolaringologia, clínica geral, ginecologia e homeopatia.

Para atender a demanda, o hospital conta com uma estrutura física e uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e outros profissionais. “A missão da unidade de saúde é prestar um serviço especializado, com qualidade, e humanizado em benefício de todas as pessoas que são acometidas de doenças infectocontagiosas”, destaca a diretora geral, Adriana Melo Teixeira.

Ela fez um balanço dos trabalhos realizados, desde o início da gestão, até o momento. “Hoje o Hospital Clementino Fraga passou a ser referência em outras patologias como: leptospirose, dengue e hepatites virais, inclusive o usuário pode realizar o exame em hepatite B aqui no hospital”, destacou.

Na área ambulatorial, o hospital ainda conta com o Hospital Dia (HD), que tem como objetivo promover a melhoria da qualidade deatendimento no hospital clementino fraga foto jose lins 6 vida dos portadores de HIV/Aids. O HD atende pacientes que necessitam de intervenções em ambientes hospitalares, por um período de tempo limitado (2 a 8 horas).

Outro serviço importante é a Assistência Domiciliar Terapêutica (ADT), que consiste em um serviço de assistência hospitalar aos portadores de HIV/Aids e na desospitalização do paciente, onde uma equipe multidisciplinar acompanha o tratamento do paciente em sua residência.

Ações Sociais – O Hospital Clementino Fraga em parceria com algumas ONGs promove encontros com os pacientes, familiares, profissionais e membros da sociedade com o “Grupo de Autoajuda em Hanseníase”.

A instituição ainda conta com uma brinquedoteca que busca oferecer às crianças a oportunidade de praticar atividades lúdicas. “É uma importante ferramenta para auxiliar no trabalho com crianças soropositivas”, comentou Adriana Teixeira.