João Pessoa
Feed de Notícias

Complexo Clementino Fraga promove campanha contra a hanseníase

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015 - 11:58 - Fotos: 

O Hospital de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, que integra a rede hospitalar do Estado, realizou, nesta quinta-feira (22), outras ações de combate à hanseníase na Capital. Enquanto aguardavam atendimento na área de Dermatologia, os pacientes assistiram a um vídeo e receberam material informativo sobre a doença. A ação faz parte da programação elaborada para marcar o Dia Nacional de Combate à doença (25 de janeiro) iniciada na última terça-feira (20).

A diretora geral do Clementino Fraga, Adriana Teixeira, destacou o caráter educativo da atividade. “Aqui a gente trata de várias doenças infectocontagiosas e, além do tratamento clínico, fazemos também um trabalho educativo e preventivo que se estende não só aos pacientes e funcionários, mas também a população em geral”, ressaltou.

De acordo com a enfermeira do Programa de Hanseníase do Clementino Fraga, Thomázia  Moreira, ano passado foram diagnosticados 173 casos da doença no hospital, sendo 10 casos em pacientes menores de 15 anos. Ela explicou que os pacientes vieram de várias cidades da Paraíba. Além deles, a ação educativa desta quinta-feira foi estendida aos funcionários e será repetida, na sexta-feira, no mesmo horário, das 8h às 12h.

Oficina de calçados – Uma das ações do Hospital de Clementino Fraga com relação à hanseníase é a oficina de calçados exclusiva para os pacientes. O serviço é coordenado desde 2005 pelo sapateiro José Augusto, que chegou a fazer um curso em São Paulo para aprender a confeccionar os calçados.

Ex-portador da doença, José Augusto contou que sentiu a necessidade de ajudar outros pacientes que tinham dificuldades de andar devido às sequelas deixadas pela enfermidade e por isso decidiu levar à frente o projeto.  Para a confecção dos calçados, o hospital disponibiliza o material e José Augusto a mão de obra. “A cada peça produzida eu me sinto cada vez mais realizado”, contou.