João Pessoa
Feed de Notícias

Competição envolve alunos de 12 a 14 anos. Ginástica e ciclismo são as novidades este ano

quarta-feira, 19 de maio de 2010 - 19:27 - Fotos: 
Abertos os Jogos Escolares da Paraíba 2010. A solenidade foi realizada no ginásio poliesportivo ‘O Ronaldão’, em João Pessoa, no bairro do Cristo Redentor, na tarde desta quarta-feira (19), e teve a participação de milhares de estudantes. A etapa da 1ª Região de Ensino envolve alunos da faixa etária de 12 a 14 anos. As modalidades de ginástica rítmica e ciclismo são as novidades da competição este ano. Os Jogos Escolares são realizados pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

O governador José Maranhão foi representado no evento pelo secretário de Esporte, Cristiano Zenaide. O secretário ressaltou que os jogos são o evento mais importante da Paraíba envolvendo a juventude e eles acontecerão nas 12 Regionais de Ensino.

 
“Acreditamos que daqui vão sair os nossos futuros atletas olímpicos, quem sabe aqueles que vão participar da Copa do Mundo. Vamos ser ousados e confiar nessa juventude, o Governo do Estado estimula esses atletas justamente para fortalecer a formação de cada um deles como cidadãos e cidadãs paraibanos. Através do esporte estamos prevenindo, livrando os jovens das drogas e durante os jogos será estimulada a cultura da paz”.

A aluna Jéssica Gambarra, do Colégio Motiva fez o ‘Juramento do Atleta’. O aluno José Felipe Costeira Rocha (Bocão), atleta da Seleção Brasileira de Handebol e aluno do Instituto Rio Branco deu a ‘Volta Olímpica’. A edição 2010 dos Jogos Escolares da Paraíba será realizada nas modalidades de futsal, voleibol, handebol, basquete, natação, atletismo, judô, tênis de mesa, xadrez, ginástica rítmica, taekwondo e xadrez.

Na ocasião alguns ex-atletas paraibanos que integraram seleções brasileiras de várias modalidades de esportes foram homenageados pela Sejel. Este ano a Medalha do Mérito Esportivo Tarcísio Burity foi entregue ao atleta José Ricardo de Assis Nunes.

De acordo com a programação divulgada pela Sejel, a partir desta quinta-feira (20) começam as disputas nas modalidades coletivas, ocupando os principais equipamentos esportivos de João Pessoa. Os times vencedores serão classificados para a etapa estadual dos Jogos Escolares da Paraíba que vai definir os representantes do Estado nas Olimpíadas Escolares do Brasil, a serem realizadas no mês de setembro, em Fortaleza (CE).

O secretário Cristiano Zenaide acredita que o trabalho realizado pela equipe da Sejel vai refletir no sucesso da competição. “Toda a equipe da Secretaria se empenhou na organização desses jogos, pois uma dos princípios de nossa gestão é valorizar as ações voltadas para a juventude. Acredito que vamos começar bem com a realização dessa solenidade de abertura, onde esperamos contar com a participação maciça das escolas e dos pais dos alunos”, observou.

Josélio Carneiro, com a Assessoria de Imprensa da Sejel, e fotos de Ernane Gomes, da Secom-PB