João Pessoa
Feed de Notícias

Competição de futsal dá início aos Jogos Escolares da 1ª Região

terça-feira, 20 de agosto de 2013 - 18:38 - Fotos:  João Francisco / Secom-PB

O futsal deu início aos Jogos Escolares da 1ª Região de Ensino (15 a 17 anos) nesta terça-feira (20), em João Pessoa. São 76 equipes no masculino e mais 10 no feminino, o que deve movimentar mais de 1.000 atletas da capital paraibana, todos em busca de um objetivo: conquistar o título e a vaga na fase estadual dos jogos. Além disso, para os professores, há a preocupação com a prática esportiva como um trabalho pedagógico.

A formação de um atleta é o que menos importa em um momento como este. O que deve ser ressaltado é a socialização e a interatividade. Procuro sempre trabalhar com meus alunos a questão do respeito e de agir coletivamente”, disse a professora da Escola Estadual Raul Córdula, da Torre. A equipe comandada por ela venceu a Escola Estadual João José da Costa, do mesmo bairro, pelo placar de 4×2 e deu exemplo ao final do jogo. “Os meninos já se conheciam e quando terminou a partida foram se abraçar, cumprimentar o colega e isso é muito legal. O respeito entre eles”, reafirmou a professora.

Após esta primeira etapa, em que as escolas se enfrentam dentro de cada região de ensino, os campeões de cada modalidade se classificam para a fase estadual, que (para os esportes coletivos) vai ser realizada na cidade de Patos. Os vencedores nesta etapa garantem vaga nos Jogos Escolares Brasileiros, que este ano acontecem em Belém (PA).

A possibilidade anima os atletas. É o caso de Wésley Rodrigues, da Escola Estadual Maria do Carmo: “É bom uma competição assim porque o nível é alto. Estamos treinando forte, diariamente, e quem sabe não conseguimos chegar na fase nacional”, comentou.

Sistema de disputa – As 76 equipes foram divididas em grupos e 38 avançam após a primeira fase, que se encerra nesta quinta-feira (22). Depois, serão divididas novamente em chaves, que classificam 24 para a etapa seguinte. Uma nova divisão vai deixar apenas 8 após mais rodada de confrontos, que serão divididos em dois grupos de 4 equipes. Os dois melhores avançam e fazem as semifinais. Os vencedores decidem o título no dia 13 de setembro no Ginásio O Ronaldão.