Fale Conosco

22 de julho de 2015

Companhias de gás natural apresentam novas práticas financeiras em João Pessoa



As melhores práticas financeiras no segmento do gás natural do país serão apresentadas e debatidas nesta quinta-feira (23) e sexta-feira (24), em João Pessoa, durante o II Encontro Técnico Financeiro das Companhias de Gás Natural. O encontro será aberto às 9h30, no auditório do Hotel Village e vai reunir gestores das distribuidoras de gás natural PBGás, Cegás,Copergás, Algás, Sergás, Bahiagás,Compagás, SCGás e da Mitsui Gás.

A abertura do encontro será feita pelo presidente da PBGás, George Morais, e pelo diretor administrativo e financeiro, David Mouta, além dos representantes da Mitsui Gás no Brasil. Durante os dois dias de evento, acontecerão palestras sobre eficiência da área financeira, inteligência de crédito e cobrança, emissão de títulos privados (debêntures) e cases inovadores das companhias de gás.

O diretor administrativo e financeiro da PBGás, David Mouta, afirmou que o objetivo do encontro é promover a troca de informações sobre as melhores práticas administrativas e financeiras adotadas pelas companhias de gás ligadas a Mitsui Gás. “Essa troca de experiências é de extrema importância para o bom desempenho financeiro das empresas”, explicou David.

Durante o evento, o gerente de Finanças da PBGás, Khalil Gibran, apresentará as experiências na captação financeira junto ao Banco do Nordeste para financiamento da rede de distribuição de gás canalizado em Campina Grande e também das ações de inteligência de crédito que visam a minimização da inadimplência e a mitigação de riscos com perdas no processo de cobrança. O assessor jurídico da PBGás, Thiago Fonseca, também apresentará outra experiência exitosa sobre a recuperação de créditos relativos às contribuições previdenciárias para as companhias.

Durante o encontro, Eduardo Campos, da Compagás, apresentará palestra sobre a utilização de Debentures Privadas quando da necessidade de oferta de garantia aos processos de financiamento bancário. A gerente geral da Mitsui Gás, Ângela Fernandes, falará sobre o sistema coorporativo de billingGGás e o diretor administrativo financeiro da SCGás, Marco Patriarchi,  sobre Administração de Fluxo de Caixa. No encerramento do evento, o gerente Bruno Brandão, da Bahiagás, destacará os indicadores de eficiência e performance na área financeira.