João Pessoa
Feed de Notícias

Companhia Docas participa de apresentação de projeto

quinta-feira, 25 de março de 2010 - 09:15 - Fotos: 
Com o objetivo de atrair novos negócios e aperfeiçoar ainda mais sua estrutura logística, atendendo também a indústria e o comércio marítimo realizado entre os portos da costa brasileira, a Companhia Docas da Paraíba, que administra o Porto de Cabedelo, já confirmou presença no evento de apresentação do projeto piloto do Programa de Incentivo à Navegação de Cabotagem, desenvolvido pela Secretaria Especial de Portos (SEP), que acontece nesta quinta-feira (25) em Natal  (RN).
 
O evento, que será realizado através de um workshopping, acontecerá a partir das 10h no auditório da Federação das Indústrias – FIERN e contará com a presença de diversos grupos empresariais interessados no tema. O projeto piloto do programa do governo federal será implantado no estado do Rio Grande do Norte para efeitos de avaliação. Posteriormente, outros portos devem aderir ao programa, a exemplo do Porto de Cabedelo, que já sinaliza sua participação com a realização de sua dragagem.

Segundo o diretor presidente da Docas/PB, Wagner Breckenfeld, no momento em que as obras de dragagem forem concluídas, o Porto de Cabedelo poderá, finalmente, ser incluído no projeto de Cabotagem da Secretaria Especial dos Portos (SEP).
 
De acordo com ele, as obras de dragagem são essenciais para a inclusão de Cabedelo no projeto, visto que o programa de cabotagem prevê a construção de um Terminal de Contêineres em Cabedelo para o desembarque de grandes embarcações no terminal. “Com a inclusão do porto no Programa, uma das primeiras ações previstas no projeto de Cabotagem da Secretaria é a construção de um Terminal de Contêineres em Cabedelo e para isso, a dragagem é fundamental”, disse Wagner, acrescentando que a obra será bastante vantajosa para a Paraíba, que se tornará ainda mais competitiva no que diz respeito ao comércio marítimo.

“Dentre algumas das vantagens competitivas, a inclusão do Porto no projeto de Cabotagem da SEP, atrairá novos negócios e aprimorará ainda mais a estrutura logística do porto, aumentando sua capacidade de movimentação de cargas e de geração de impostos e riquezas”, assegurou o diretor presidente da Docas-PB, lembrando que apenas os portos de Salvador e Fortaleza possuem um eficiente sistema de cabotagem no Brasil.

Assessoria de Imprensa do Porto de Cabedelo