Fale Conosco

5 de junho de 2012

Comitiva do Piauí conhece caprinocultura e turismo rural da Paraíba



As ações da caprinocultura e do turismo rural desenvolvidas pelo Governo do Estado, executadas pela Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), serão conhecidas por um grupo de técnicos da Emater do Piauí. A comitiva visita a Paraíba, de quarta-feira (6) até domingo (10), para conhecer toda rede de produção e atrativos do turismo.

A vinda dos técnicos foi articulada pelos assessores do Turismo e da Cadeia do Leite, contando com o apoio da diretoria colegiada da Emater Paraíba. Dos 21 técnicos da Emater piauiense, 13 participarão do VI Simpósio de Turismo Sertanejo e I Congresso Nacional de Turismo Comunitário na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus I.

O evento sobre turismo tem como tema “Natureza, Cultura e Turismo Social”. A formação do turismo social de base comunitária abre espaço para as comunidades rurais, que são transformadas em núcleos receptores do turismo, resgatando a auto-estima das comunidades e fortalecendo o potencial turístico da Paraíba, cujos atrativos estão distribuídos do sertão ao litoral, enriquecidos com a paisagem natural, o patrimônio cultural, artesanato e outros fatores que agregam valor ao turismo rural.

Os oito técnicos especialistas em caprinocultura de leite estarão nos municípios de Boqueirão, onde conhecerão as comunidades Perna, Mineiro e Granja Rio; em Cabaceiras visitarão criadores de caprinos de leite, artesanato de couro, o Lajedo do Pai Mateus, a usina de leite de cabra Coapecal e conhecerão a organização da Festa do Bode Rei. Finalmente, em Caturité, irão visitar a comunidade Malhada, Campos da Ema e Pai Mateus.

A equipe também vai conhecer os pontos turísticos, artesanato, saborear a gastronomia local, contando com o apoio logístico e técnico da Emater Paraíba.