João Pessoa
Feed de Notícias

Comitiva da Paraíba é destaque no evento em Salvador

quinta-feira, 15 de outubro de 2009 - 08:58 - Fotos: 

Com 32 participantes, a delegação da Paraíba foi destaque no Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública – SECOP, por ser a maior comitiva de toda história do evento, em suas 37 edições. O SECOP, realizado em Salvador, de 7 a 9 de outubro, é considerado o maior encontro de informática para gestão pública no Brasil. Tanto na abertura quanto no final, os organizadores citaram a Paraíba como o Estado que levou o maior número de pessoas. Alguns integrantes foram sorteados com cursos e brindes e o presidente da Codata, Hipólito Machado de Lima, foi convidado para entregar um dos prêmios e-gov.

Bastante entusiasmado com os resultados do SECOP, Hipólito Lima destacou a importância do compromisso de gestão do Governo do Estado, para com o funcionário, através da Secretaria de Administração e Codata, envidando esforços, no sentido de proporcionar esta oportunidade, contemplando o maior número possível de representantes da área de informática, que atuam em todas as secretarias e alguns órgãos da administração indireta.

De forma geral, os participantes elogiaram a programação do SECOP, quanto ao conteúdo ministrado nas palestras e painéis, segundo eles, concedendo o máximo de aproveitamento. Também destacaram o investimento do Governo do Estado na valorização técnica do servidor.

Impressões de participantes – Alberto Bezerra Silva, da Secretaria de Interiorização da Ação do Governo, com sede em Campina Grande, classificou o SECOP como muito proveitoso, destacando a integração válida e troca de idéias com profissionais locais e de outros estados. “Foi muito importante o empenho da Codata em levar pessoas de todas as secretarias”, reforçou.

Leyla Beatriz Ferreira, da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, opinou que “o SECOP foi um evento significativo, porque apresentou muitas novidades, além de trocar informações com colegas de grandes empresas de soluções e pessoas de outros estados, falando de experiências bem implementadas. Valeu a pena o investimento para que pudéssemos compartilhar com as atualizações”.

Marcos da Silva Roberto, da Secretaria da Administração, achou muito valioso. E justificou: “Vimos novas tecnologias, o que serviu para aumentar a nossa visão da gestão pública, que eu não conhecia. A tecnologia da informação está trazendo novidades na parte governamental. Enfim, foi uma experiência muito positiva em termos de atualização profissional”.
 
Ana Paula Rodrigues Morais, da Codata, comentou o seguinte: “O SECOP nos proporcionou um amplo contato com o esforço feito a nível nacional, no sentido de atender às demandas sociais e  à transparência das ações de Governo, utilizando ferramentas e tecnologias atuais e diversificadas. Tivemos a oportunidade de ver representantes do mundo Open Source mostrando seus  produtos e serviços, bem como, representantes das grandes empresas como Microsoft, IBM, Software AG e Computer Associates, enfatizando que  podem  interagir com o mundo Open. Também vimos empresas mostrando seu esforço no sentido de modernizar e melhorar os serviços prestados à comunidade.

A Software AG demonstrou no SECOP as mesmas  práticas utilizadas na Codata para mudarmos de plataforma, colocando-nos assim, perfeitamente alinhados com as modernas empresas do setor, utilizando tecnologias Open Source e Plataforma Aberta. Quero registrar e agradecer à diretoria da Codata a oportunidade da participação no evento, que nos proporcionou além do conhecimento técnico,  uma maior aproximação com os nossos colegas de outras secretarias cujo contato se dava apenas por meios eletrônicos ou telefone”.
 
Para Adriano Oliveira da Silva, da Secretaria de Saúde, “o evento foi excelente. Muito importante para o crescimento profissional e pessoal de cada participante. Serviu para conhecermos novas tecnologias, casos de sucesso. Enfim, só quem tem a ganhar é a Administração Pública. Muito bem organizado. Gostaria de parabenizar a CODATA pela iniciativa”. Espero ir ao SECOP 2010”.

Delegação da Paraíba
1. Hipólito Machado Raimundo de Lima – Presidente da Codata
2. Fernando Tavares de Souza – Diretor Técnico da Codata
3. Marcos Augusto Gomes Duarte -  Diretor Administrativo e Financeiro da  Codata.
4. Ana Paula Rodrigues Morais – Setor de Suporte da Codata
5. Josafá Pereira de Sena – Setor de Produção da Codata
6. Marcos Bezerra Losing – Setor de Suporte da Codata
7. Marcus Alves de Jesus – Gerente de Suporte e Produção da Codata
8. Raniery Dantas de Abrantes – Gerente Administrativo da Codata
9. Wilton José de Farias – Setor de Suporte da Codata
10. Adriano Fábio Querino Brito – Secretaria da Receita Estadual
11. Adriano Oliveira da Silva – Secretaria da Saúde
12. Afonso Delton Pessoa Barbosa – Secretaria da Infra-Estrutura
13. Alberto Bezerra Silva – Secretaria da Interiorização da Ação do Governo (CG)
14. Antonio Junio Figueiredo da Mata – Secretaria da Educação
15. Antônio Rogério Ramos Vasconcelos – Secretaria da Administração
16. Daniel Lopes de Arola – Secretaria de Comunicação
17. Daniel Philip de Moura – Secretaria da Articulação Governamental – Brasília
18. Egnaldo Alves de Almeida – Secretaria das Finanças
19. Fernando Ricardo Lima Araújo – Secretaria da Saúde
20. Giovanni Matias Cardial Ramos – Secretaria da Educação
21. Hilquias Machado Rocha – Controladoria Geral do Estado
22. Jackson Pontes de Mesquita – Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico
23. José Herculano Filho – Defensoria Pública
24. José Walber Medeiros S. de Sousa – Controladoria Geral do Estado
25. Leyla Beatriz Silva Ferreira – Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer
26. Marcos da Silva Roberto – Secretaria da Administração
27. Maurício Melo da Costa – Secretaria da Administração
28. Miquéias Cabral dos Anjos – Secretaria do Desenvolvimento Humano
29. Rodolfo Serrano Emanuel Lima – Controladoria Geral do Estado
30. Ronaldo Antonio Silva – Secretaria da Interiorização da Ação do Governo (CG)
31. Vinícius Londres da Nóbrega Filho – Secretaria da Infra-Estrutura
32. Wellington Neves Freire Jr. – Secretaria da Cidadania e Administração Penitenciária

Fátima Farias, da Assessoria de Comunicação Social da Codata