Fale Conosco

29 de março de 2012

Comitês de bacias dos rios paraibanos têm gestão participativa de recursos hídricos



Os comitês de bacias dos rios paraibanos ganharam o apelido de “Parlamento das Águas”, por se caracterizarem pela participação democrática, inclusive nas eleições dos membros. Os órgãos colegiados tomam decisões, estabelecem normas e emitem pareceres no âmbito de cada bacia.

“Para entendermos a importância dos comitês, é necessário deixar claro que a bacia hidrográfica é a unidade básica de planejamento dos recursos hídricos. Com a ajuda do ‘Parlamento das Águas’, fazemos um gerenciamento de forma participativa e integrada com o aproveitamento racional, garantindo a preservação do meio ambiente”, explicou a presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Ana Maria Torres.

O estado possui quatro comitês: Litoral Norte, Litoral Sul, Rio Paraíba e Piranhas-Açu – esse ultimo é de âmbito federal, sendo 60% na Paraíba e 40% no Rio Grande do Norte. Atualmente, está em andamento o processo de eleição dos membros do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, com posse dos eleitos prevista para o dia 20 de abril.

Outras informações sobre comitês de bacias estão disponíveis no site da Aesa (www.aesa.pb.gov.br), pelos telefones 3211-6453 e 3211-6458 ou, ainda, na sede do órgão, localizada na Avenida Epitácio Pessoa, 1457, 2º andar, Bairro dos Estados, em João Pessoa.