Fale Conosco

28 de fevereiro de 2012

Comitê programa 30 anos da FCJA e centenário do livro de Augusto dos Anjos



Uma comissão executiva interinstitucional foi nomeada para organizar e programar eventos e ações que marcarão os 30 anos da Fundação Casa de José Américo (FCJA) e o centenário do livro “Eu”, do paraibano Augusto dos Anjos, considerado uma das obras-primas da literatura brasileira. A decisão partiu do Conselho Deliberativo da instituição e as comemorações acontecerão ao longo de2012. Aprimeira reunião com os membros foi realizada nesta terça-feira (28), na sede da FCJA.

Inaugurada em 11 de janeiro de 1982, numa solenidade prestigiada pelo então vice-presidente da República, Aureliano Chaves, a FCJA tem como missão preservar, pesquisar e divulgar a vida e obra de José Américo de Almeida e a cultura paraibana. Por isso, o Conselho Deliberativo intitulou 2012 como o “Ano 30 – Memória e Cultura na Fundação Casa de José Américo”, numa alusão ao legado de um dos mais importantes órgãos culturais do país.

A comissão interinstitucional é composta por representantes de diversas instituições: Flávio Sátiro Fernandes Filho (presidente da Comissão), Michel Silvestre Henrique (vice-presidente), Lidiana Carvalho Ramos Cavalcanti (secretária), todos da Fundação Casa de José Américo. De outras instituições, vieram: Rayan Lins Cordeiro (Secretaria de Estado da Cultura), Fábio de Barros Araújo (Secretaria de Estado da Comunicação Institucional), Humberto Fonseca de Lucena (Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba), José Jackson Carneiro de Carvalho (Academia Paraibana de Filosofia), Vera Lúcia Azevedo de Medeiros (Academia Feminina de Letras e Arte da Paraíba), Fernanda Márcia Svendsen (Funjope), Marianne Góes (Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Arte), Carlos Anísio (Universidade Federal da Paraíba), Maria do Socorro Silva de Aragão (Academia de Letras e Artes do Nordeste) e Luiz Gonzaga Rodrigues (Academia Paraibana de Letras).